A Universidade Regional Integrada (URI) de Santo Ângelo não apenas promoveu, mas também se tornou o epicentro da inovação tecnológica, ao sediar uma etapa essencial da 1ª Semana da Inovação do município na última quinta-feira.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Jacques Barbosa, que não poupou elogios à participação ativa da universidade no evento e enfatizou a importância da inclusão de alunos da rede pública estadual nas atividades propostas.
O evento destacou-se como uma plataforma para a exposição e discussão de ideias inovadoras, com um foco particular no papel da tecnologia no avanço social e econômico da região.
Rômulo Madrid de Mello, coordenador do TecnoURI, sublinhou a visão estratégica de integrar um parque tecnológico ao campus da URI. “Esse movimento visa não apenas fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento na área, mas também estimular a criação de novos processos e produtos que possam ser diretamente aplicados ao setor produtivo local e regional”, afirmou o coordenador.
A programação do evento foi rica e diversificada, atraindo coordenadores e professores de várias disciplinas de diferentes cursos como Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Matemática, Agronomia, e Arquitetura e Urbanismo. Destacou-se, também, a participação de Jânio Bones, secretário municipal de Relações Institucionais, bem como de professores da rede pública estadual.
Um dos momentos do evento foi a palestra com o especialista Michel Couto, o qual abordou o tema "Inovação além dos limites: Empreendedorismo, Resiliência e Impacto Social nas Periferias", provocando reflexões profundas sobre o papel da inovação nas transformações sociais.
Alunos das escolas estaduais Unírio Carrera Machado (CIEP), Missões e Augusto Nascimento e Silva tiveram a oportunidade de explorar sete oficinas temáticas no complexo TecnoURI tais como Análise de solos com tecnologia de infravermelho próxima-NIR, Construção e lançamento de foguete com propulsão a água, Corrida de planadores infinitos, Aprendizado de Geometria com realidade aumentada, Jogo de lâmpadas, Labirinto elétrica e bike elétrica e oficina da Cidade do Amanhã-Reimaginando os lugares que habitamos.
Essas atividades práticas permitiram aos estudantes uma imersão direta no mundo da ciência e tecnologia, estimulando a curiosidade e o aprendizado ativo.
O encerramento das atividades foi marcado por uma demonstração impressionante dos acadêmicos de Engenharia Mecânica, com o lançamento de um foguete movido a água, simbolizando o potencial explosivo da inovação e da criatividade quando aplicadas com propósito e paixão.
Este evento não apenas reafirmou o compromisso da URI Santo Ângelo com a inovação e a educação tecnológica, como também destacou a importância da colaboração entre instituições de ensino, governo e comunidade para fomentar um ecossistema local de inovação sustentável.