Seja Bem vindo!
28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
Educação

URI Santo Ângelo inova com aprovação do 5º projeto PET pelo Ministério da Saúde

URI Santo Ângelo inova com aprovação do 5º projeto PET pelo Ministério da Saúde
10/04/2024 às 18:04

Em uma conquista notável, a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Campus Santo Ângelo, confirma a aprovação de seu quinto projeto PET (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde), uma iniciativa que coloca a instituição em destaque no cenário educacional brasileiro. Este feito notável foi alcançado através da colaboração entre os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Psicologia, Ciências Sociais Aplicadas da Arquitetura e Urbanismo, e Direito, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Uma Competição de Alto Nível

A aprovação veio após um rigoroso processo de seleção que envolveu universidades de todo o Brasil, com a URI superando instituições tradicionais do estado graças ao seu projeto inovador. O programa PET-Saúde: Equidade, coordenado pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, terá duração de dois anos, de maio de 2024 a abril de 2026.

Objetivos e Impactos do Projeto

O PET Saúde visa a integração ensino-serviço-comunidade, com foco especial na equidade, abordando temáticas como gênero, sexualidade, raça, etnia, e atenção às pessoas com deficiências. O projeto não apenas busca qualificar os profissionais da saúde em serviço, mas também preparar os estudantes para as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo a produção de conhecimento e pesquisa.

Oportunidades para Estudantes

O projeto oferecerá 40 bolsas para estudantes dos cursos envolvidos, que serão inseridos no serviço público de saúde, visando aprimorar o processo de ensino, pesquisa e aprendizagem. Os bolsistas serão guiados por tutores e preceptores, incluindo profissionais como enfermeiros, farmacêuticos, educadores físicos, médicos e psicólogos.

Processo Seletivo

As inscrições para o processo seletivo dos bolsistas estarão abertas até segunda-feira dia 15 de abril, podendo ser realizadas nas secretarias dos prédios 3, 13 e 18. As atividades estão previstas para começar em maio de 2024. Para mais informações, os interessados podem acessar o link fornecido pela universidade.

Este projeto não apenas reafirma o compromisso da URI – Campus Santo Ângelo com a excelência educacional e a inovação, mas também contribui significativamente para a saúde pública da região, alinhando as necessidades do SUS com a formação de futuros profissionais da área.

Para mais detalhes sobre o processo seletivo e o projeto, visite: https://san.uri.br/sites/site_novo/?page_id=706.

WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
TRILEGAL - 20/05/24
A RADIOCIDADE