Seja Bem vindo!
A RADIOCIDADE
28/02/2024
trilegal-21/09/22
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
Educação

Acadêmicos de direito da URI apresentam cases de conciliação de conflitos realizados junto à comunidade de Santo Ângelo

Acadêmicos de direito da URI apresentam cases de conciliação de conflitos realizados junto à comunidade de Santo Ângelo
05/12/2023 às 15:12

Estudantes realizaram atividades em bairros, lar de idosos, fórum e no Cededica

Em meio a uma sociedade que, muitas vezes, se vê imersa em conflitos, a busca por ações conciliatórias é algo de extrema importância. Na última semana, acadêmicos do 6º semestre de direito da URI Santo Ângelo se reuniram no TecnoURI Missões para apresentarem cases de conciliação a partir de experiências propostas na prática.

A atividade foi a conclusão da disciplina “Método de Resolução de Conflitos”, que contou com um projeto integrador e reuniu todas as disciplinas e professores do 6º semestre de direito.

A coordenadora do curso, profª Draª Janete Rosa Martins, explica que nesse projeto integrador, a turma foi dividida em oito grupos, sendo cada um responsável por alguma ação de resolução de conflitos, de acordo com as especificidades das disciplinas.

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos ao longo do semestre, foram propostas resoluções de conflitos nas disciplinas de Direito Administrativo, Direito Civil e Sucessões, Práxis do Processo Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente, Método e Resolução de Conflitos, Direito Processual Penal e Prática Jurídica e Comunitária.

Os grupos foram instigados a se envolverem com a comunidade, identificar demandas e propor resolução desses conflitos. No caso dos acadêmicos do grupo de Direito Administrativo, foram levantadas as principais demandas do bairro São Pedro, que, posteriormente, foram encaminhadas à prefeitura de Santo Ângelo. Já o grupo de Direito Civil e Sucessões realizou uma palestra sobre testamentos, arrolamentos e inventários, no bairro Pippi.

Os alunos de Práxis do Processo Civil fizeram um trabalho para saber como funciona o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), junto ao fórum de Santo Ângelo. Os acadêmicos do grupo de Estatuto da Criança e do Adolescente foram até o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (CEDEDICA) entender a situação de menores infratores e como a situação deles pode ser solucionada. O grupo de Método de Resolução de Conflitos foi até o asilo de Santo Ângelo, onde foi feito um círculo restaurativo junto a pessoas idosas para entender quais as necessidades de cada uma delas.

Os acadêmicos do grupo de Direito Processual Penal também fizeram um círculo restaurativo, porém, junto aos apenados do presídio de Cerro Largo. Por sua vez, o grupo referente à disciplina de Prática Jurídica e Comunitária foi até o bairro Rogowski, em Santo Ângelo, identificar as necessidades dos moradores, propondo soluções para os conflitos das pessoas.

“Ficamos muito satisfeitas com as apresentações. Foi um show de humanização, alteridade e sensibilidade”, afirmou a coordenadora Janete, após a apresentação.

Mais uma vez, a URI Santo Ângelo demonstra, através dos acadêmicos e professores, a preocupação e envolvimento com a comunidade local, desta vez, na busca pela conciliação, com orientações técnicas e encaminhamentos que podem impactar na vida de cada indivíduo.

Para os alunos, é a oportunidade de impactar na vida das pessoas e também de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
TRILEGAL - 20/05/24
A RADIOCIDADE
28/02/2024