Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
Educação

Germano Rigotto lota auditório da URI com palestra sobre reforma tributária

Germano Rigotto lota auditório da URI com palestra sobre reforma tributária
27/09/2023 às 10:09

Um dos temas mais complexos do Brasil é o sistema tributário. A via de regra, todos nós pagamos diversos impostos no que consumimos diariamente, e, inclusive sobre o que ganhamos em nossos salários. E entender esse emaranhado burocrático que compõe a tributação brasileira é tarefa que está distante da população. Na noite de segunda-feira (25), a URI Santo Ângelo recebeu no auditório do prédio 13 uma das maiores autoridades do assunto, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto.

Político que governou o Estado entre 2003 e 2007, Rigotto falou por mais de duas horas com acadêmicos, autoridades políticas e representantes de entidades empresariais sobre a necessidade de um sistema tributário mais justo, claro e simplificado no Brasil. Em suas palavras, o país tem um dos piores sistemas tributários do mundo, que além de arrecadar muito de nós contribuintes, não demonstra clareza sobre alíquotas. Rigotto criticou também as diferenças de impostos entre os Estados, o que acaba inviabilizando muitos negócios e expansão de empresas.

Na abertura do evento, a diretora da URI Santo Ângelo, Berenice Wbatuba relembrou uma passagem histórica de Rigotto pela URI Santo Ângelo, pouco tempo antes de assumir como chefe do executivo estadual.

“Há mais de 20 anos, você estava aqui compartilhando seus conhecimentos conosco, e agora retorna. Para nós da URI é uma honra tê-lo aqui conosco”, destacou a diretora.

A palestra de Rigotto faz parte da programação do Dia do Contador, comemorado no último dia 22 de setembro. A atividade foi uma iniciativa do curso de Ciências Contábeis, tendo a organização ficado a cargo dos estudantes do 6º semestre. De acordo com Bernardo Both, coordenador de Contábeis, ele acreditava que não seria possível trazer Rigotto novamente. No entanto, com esforços de ambas as partes foi possível.

“É um dia histórico para a URI”, exaltou Bernardo.

Na palestra, Germano Rigotto enalteceu o fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado uma reforma tributária, antigo desejo de grande parte dos brasileiros. O ex-governador relembrou que há décadas trabalha na tentativa de fazer prosperar uma reforma nos impostos cobrados no Brasil. De acordo com Rigotto, a proposta que agora está no Senado, começará a valer em 2026, de forma experimental. A validade oficial da reforma tributária brasileira passará a valer somente em 2029.

A URI Santo Ângelo agradece pela vinda de Germano Rigotto até a universidade para debater diante da comunidade um tema tão relevante. A comunidade acadêmica e missioneira agradece.

 

28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024
DENGUE - 03/06/24
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 17/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20