Seja Bem vindo!
Giana - 08/06/24
WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
trilegal-21/09/22
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
Educação

Feriado de 7 de Setembro será marcado por instabilidade no tempo e chuva forte no RS

Feriado de 7 de Setembro será marcado por instabilidade no tempo e chuva forte no RS
Foto Fernando Gomes
05/09/2023 às 08:09

Quem precisou resgatar o guarda-chuva e voltar a vestir casacos e botas no último final de semana, devido à chuva, pode manter os cuidados. A semana será marcada pela instabilidade no Estado, que seguirá até depois do feriadão de 7 de Setembro. Um ciclone extratropical, que começou a se formar no RS nesta semana deverá se intensificar.

Mesmo com a chuva, serão registrados baixos índices de temperatura. Em Porto Alegre, a mínima durante o feriadão ocorrerá no sábado (9), 10°C, e as máximas no domingo (10), 22°C, (confira outras cidade no final da reportagem).

O ciclone previsto pelos meteorologistas desde a semana passada e que estará formado a partir de quinta-feira (7), no entanto, não terá a mesma força do ocorrido em junho deste ano.

 — O ciclone extratropical estará em uma normalidade dos que ocorrem nesta época do ano. Toda vez que passa uma frente fria pelo RS, tem um ciclone extratropical associado e, geralmente, está no oceano — projeta o climatologista da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Henrique Repinaldo.

A frente fria em si é, sim, motivo de preocupação. Quatro pessoas morreram em decorrência da chuva no RS. Diversas regiões gaúchas registraram precipitações e trovoadas desde a sexta-feira (1º), especialmente no Nordeste, na Campanha e na Zona Sul. E o risco segue.

 — Pode ser que esteja acompanhada por altos volumes de chuva em pouco tempo, raios e queda eventual de granizo, ainda que de curta duração. Na metade sul, as chuvas serão fracas, mas o alto volume acaba acumulando — detalha Repinaldo.

Segundo o climatologista, a instabilidade deixa o RS na terça-feira (5), mas retorna na quarta-feira (6), quando haverá "nova formação de áreas de baixa pressão e a chuva volta já na fronteira com a Argentina e com o Uruguai", o que avança pela quinta e sexta-feira (8). O final de semana deve ser de dias com tempo mais estável.

Ciclone extratropical

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, assinala que o ciclone extratropical ainda não se formou completamente, mas a baixa muito acentuada da pressão atmosférica entre o sul do Brasil e o Paraguai trouxe a frente fria.

— O que temos, desde sexta-feira, são áreas de instabilidades intensas e ventos quentes e úmidos contribuindo com a formação das nuvens cumulus nimbus (um tipo de nuvem em que a formação é prevista quando há temporais em determinada região) carregadas, provocando danos no RS — afirmou a especialista.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou aviso de chuva e vento intensos, de até 100 km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos até o final desta segunda-feira. O instituto também publicou um aviso de intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas sobre construções na orla até terça-feira. Áreas na região metropolitana, nordeste e sudeste gaúchos, além do sul catarinense, poderão ser afetadas.

Veja como deve ficar o tempo em algumas cidades do RS no feriadão de 7 de Setembro:

Porto Alegre: muitas nuvens ao longo dos dias e pancadas de chuva. Mínima de 9°C e máxima de 22°C.
Santa Maria: sol com muitas nuvens ao dia e chuva à noite. Mínima de 8°C e máxima de 23°C.
Passo Fundo: chuvoso durante o dia e à noite. Mínima de 8°C e máxima de 24°C.
Caxias do Sul: sol com muitas nuvens ao dia e chuvas à noite. Mínima de 91°C e máxima de 22°C.
Capão da Canoa: chuvoso ao longo do dia e à noite. Mínima de 10°C e máxima de 21°C.

 

TRILEGAL - 17/06/24
DENGUE - 03/06/24
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20