Seja Bem vindo!
Santo Angelo

Programa desenvolve ações motivadoras entre os profissionais da saúde

17 de maio de 2020
Curta e Compatilhe

Parceria entre a URI Santo Ângelo e a Secretaria de Saúde oferece apoio aos trabalhadores que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus

A URI Santo Ângelo foi selecionada em abril do ano passado, por meio de edital, para a implantação do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET – Saúde/Interprofissionalidade), que apresenta como eixo central o tema Educação Interprofissional em Saúde, em uma parceria entre o Ministério da Saúde, universidades e as secretarias municipais de saúde.

Em Santo Ângelo, o programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A URI dentro do projeto apresenta cinco diferentes eixos, cada um trabalhando a sua temática. O eixo 1 trabalha a gestão em saúde e educação permanente com docentes e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS); o eixo 2 é responsável pelos cuidados domiciliares e cuidados paliativos; o eixo 3 trata sobre a promoção da saúde junto às comunidades adstritas aos territórios das Estratégias de Saúde da Família (ESF); o eixo 4 cuida da saúde do trabalhados do SUS e, o eixo 5, trabalha as práticas integrativas no SUS.

Nesse momento de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e de tamanha exigência dos profissionais de saúde, os eixos buscam maneiras de apoiar esses profissionais e continuar a realizar atividades integrativas entre ensino-serviço-comunidade, visando isso o eixo 1 optou por acalentar os corações dos profissionais que estão na linha de frente do município levando a eles uma caixa com frases motivadoras e balas para adoçar o dia a dia. Na mesma caixa, sachês de chás oportunizados pelo eixo 5, das práticas integrativas do SUS.

A farmacêutica da Farmácia Básica da SMS, Fernanda Teichmann,  preceptora do eixo 1 do PET Saúde, que  trabalha a gestão em saúde e educação permanente com docentes e trabalhadores do SUS, ressalta que em cada eixo há docentes, profissionais da saúde e bolsistas da universidade. “O projeto tem ações o ano todo, geralmente pesquisas voltadas pra um assunto geral. Cada eixo elabora um plano de trabalho. Agora, com a pandemia do novo Coronavírus, nossas ações pararam, daí surgiu a ideia das caixinhas em apoio aos profissionais que estão na linha de frente neste atual cenário”, explica.

Os eixos do PET Saúde contam com a participação da psicóloga clínica da SMS, Tania Trevisan Machado,  e com as farmacêuticas responsáveis pela Unidade de Farmácia Básica da Secretaria de Saúde de Santo Ângelo, Simone Alencastro e Fernanda Teichmann.

PET SAÚDE

O PET Saúde faz parte do conjunto de ações do Plano para a Implementação da Educação Interprofissional (EIP) no Brasil, conforme chamado realizado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) do ano de 2016.

Texto/foto: Rodrigo Bergsleithner

Deixe uma resposta