As fortes chuvas que atingiram as cidades da Região Metropolitana seguem causando uma série de transtornos para a população. Em Canoas desde a noite de terça-feira há alagamentos em vários pontos da cidade, especialmente nos bairros Mathias Velho, Harmonia e Cinco Colônias.
De acordo com a Defesa Civil, cerca de 35% do município, especialmente no lado Oeste, tem algum problema. As equipes da Defesa Civil e Assistência Social estão prestando atendimentos aos atingidos. Até a manhã desta quarta-feira, 89 pessoas ficaram desalojadas e 28 desabrigados. As aulas em escolas do lado Oeste foram canceladas nesta quarta.
Em Cachoeirinha, a chuva intensa causou o extravasamento do Arroio Sapucaia no loteamento Meu Rincão e do arroio Passinhos no Parque da Matriz. Ao menos 20 casas ficaram submersas no Loteamento Canarinho. A prefeitura organizou um abrigo provisório, fez a entrega de lonas e segue em monitoramento constante. A UBS da Granja no Bairro Granja Esperança não abrirá nesta quarta-feira.
O Rio Taquari está em cota de alerta em Lajeado. Conforme medição do Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), o nível da água atingiu os 18,2 metros, às 7h45 desta quarta-feira. Em uma hora, o aumento foi de 32 centímetros.
De acordo com o Executivo Municipal de Lajeado, já foi colocado em prática o plano de contingência na cota de inundação de 19 metros. Até o momento desta publicação, não havia ruas interditadas no município.
Durante as enchentes do ano passado, o Rio Taquari ultrapassou os 30 metros e atingiu o maior nível da história em Lajeado. O pico da enchente foi registrado às 13h30 do dia 2 de maio de 2024, quando o Rio Taquari chegou a 33,66 metros. Antes disso, em 2023, havia atingido 29,5 metros.
Trensurb sofre novo alagamento na via e serviço de ônibus emergencial é acionado
Os usuários do Trensurb voltaram a ter dificuldades para chegar a Porto Alegre na manhã desta quarta-feira. Devido a alagamento da via entre as estações São Pedro e Farrapos, causado pelo grande volume de chuva que caiu na região, a operação iniciou com trens circulando somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo.
A viagem até o Centro de Porto Alegre a viagem será complementada pelo serviço de ônibus emergencial. O traslado é gratuito para os usuários. O trajeto do ônibus será em linha circular, indo da Estação Farrapos até o Centro de Porto Alegre. Não há previsão do serviço ser normalizado.