A polícia de Ahmedabad, na Índia, disse que houve pelo menos um sobrevivente do voo que caiu nesta quinta-feira, 12. Segundo relatos da mídia indiana, o único sobrevivente do acidente foi Vishwash Kumar Ramesh, de 40 anos, um britânico-indiano, que mora em Londres e estava em Ahmedabad visitando a família.
Ele disse que morou em Londres pelos últimos 20 anos e viajou para a Índia com seu irmão, que também estava no avião. Ramesh ainda tinha seu cartão de embarque que mostrava seu assento A11.
“Trinta segundos após a decolagem, houve um barulho alto e então o avião caiu. Tudo aconteceu tão rapidamente,” disse Ramesh, falando ao Hindustan Times. Ele disse que sofreu “ferimentos por impacto”, incluindo contusões no peito, olhos e pés, mas estava de certa forma lúcido e consciente.
Socorristas trabalham no local de queda de um avião na cidade de Ahmedabad, no estado de Gujarat, na Índia Foto: Ajit Solanki/AP
Mais cedo, a polícia de Ahmedabad disse que parecia não haver sobreviventes do acidente aéreo, até a localização de Ramesh. Em seguida, as autoridades deixaram em aberto a possibilidade de haver mais sobreviventes ao afirmar que “passageiros feridos foram levados pelas autoridades locais ao hospital mais próximo”, disse Campbell Wilson, presidente-executivo da Air India, em um comunicado em vídeo.
“Sim, confirmamos que houve um sobrevivente”, que está sendo tratado em um hospital, declarou Dhananjay Dwivedi, secretário-chefe do Departamento de Saúde do Estado de Guyarat, no noroeste da Índia.
Ramesh contou ao Hindustan Times: “Quando me levantei, havia corpos ao meu redor. Eu estava assustado. Levantei-me e corri. Havia pedaços do avião ao meu redor. Alguém me segurou e me colocou em uma ambulância e me trouxe para o hospital”.
Até o momento, mais de 200 corpos foram resgatados das 242 pessoas a bordo do voo AI 171 da Air India. Das vítimas, 169 eram indianas e 53, britânicas, além de sete canadenses e um português.
O boeing 787 Dreamliner operado pela Air India, a principal companhia aérea indiana, caiu logo após a decolagem na cidade de Ahmedabad, no oeste do país. O voo tinha como destino o Aeroporto de Gatwick, em Londres.
A queda ocorreu sobre uma área residencial próxima ao aeroporto, e o avião se chocou em um prédio que funcionava como alojamento de uma escola de medicina, onde ao menos cinco estudantes morreram e mais de 50 ficaram feridos.