Faleceu nesta sexta-feira (14) o radialista, pajador, compositor, historiador e poeta Julio Fontela, 76 anos, um dos grandes defensores da cultura missioneira e nome histórico da Rádio São Luiz.
Nascido em Santo Antônio das Missões, quando ainda pertencia a São Borja, Julio Fontela marcou época no rádio e se destacou como um dos principais divulgadores da identidade missioneira. Compôs canções para grandes nomes, como Pedro Ortaça, com quem teve uma forte parceria, a exemplo de outros ícones da música regionalista, como Noel, Jayme e Cenair.
Desde a infância, escrevia sonetos e tinha o dom de compor, sempre destinando suas obras a artistas que pudessem dar voz às suas criações. Sua contribuição para a cultura missioneira foi imensa, consolidando inúmeros sucessos com diversos intérpretes da música gaúcha.
Além da atuação como compositor, Julio Fontela foi um ávido leitor e participou ativamente de momentos marcantes da cultura local, como o início da Mostra da Arte Missioneira.
No rádio, deixou uma marca profunda em gerações de ouvintes. Em 2022, após um afastamento de cinco meses por problemas de saúde, destacou que o carinho do público sempre foi um combustível para sua recuperação. Sua história na Rádio São Luiz começou com a amizade de Nelson e Nei Marques, na época em que Nei era diretor da emissora. Após um breve período afastado, retornou em 1986, com a gestão de Alcides Zappe, e permaneceu na emissora até os dias atuais.
Fonte: Rádio São Luiz