Seja Bem vindo!
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
28/02/2024
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
FITZ TINTAS - 14/03/2025
Fatos & Fotos

Incompetência, burrice ou realmente não tem conhecimento básico para assumir o cargo. Eis a questão

Incompetência, burrice ou realmente não tem conhecimento básico para assumir o cargo. Eis a questão
12/02/2025 às 10:02

Quando se trata de cargos no setor público, sempre defendi que quem ocupa uma posição, seja por meio de nomeação ou concurso, deve, no mínimo, ter um conhecimento básico do setor que irá administrar. Essa é uma premissa simples, mas fundamental para que o serviço público realmente funcione como deve.

A verdade é que as trapalhadas cometidas por quem não tem competência para a função acabam gerando sérios problemas para os superiores, pois a cobrança pela má gestão não recai sobre os incompetentes. Ao contrário, recai sobre aqueles que têm a responsabilidade de administrar o bem público, ou seja, sobre os gestores que devem zelar pelo bom andamento dos trabalhos.

Por isso, é essencial analisar com cuidado quem está sendo nomeado para quais cargos. De ilusionistas e "bombeiros" da situação, já estamos todos fartos. O setor público exige competência e compromisso. E isso vai muito além de um simples "cargo de confiança".

Outro ponto que não podemos deixar de mencionar: o cumprimento de horário de trabalho. Sabemos que, no serviço público, existem aqueles que simplesmente não cumprem o horário estabelecido. Um exemplo clássico é a pessoa que deveria estar no setor às 13h00, mas já avisa que não vai chegar pontualmente, pois precisa "sestiar" após o almoço. Isso é inaceitável. Horário de trabalho é uma obrigação, e é preciso haver comprometimento por parte de todos.

Por último, um alerta que nunca é demais: a contratação de familiares no setor público é um erro grave e uma prática que configura nepotismo, o que é expressamente proibido. O Supremo Tribunal Federal (STF) já estabeleceu que agentes públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário não podem nomear parentes até o 3º grau para cargos de confiança. Caso alguém tenha se esquecido dessa regra, o melhor a fazer é exonerar imediatamente o contratado, para evitar maiores problemas.

E só para deixar claro: tudo pode acontecer no setor público, mas também podemos ter a sorte de ver algumas mudanças e melhorias. Porém, para que isso aconteça, é imprescindível que quem esteja no comando tenha a responsabilidade de agir com ética e mão de ferro.
Nada mais que isso. Apenas um alerta para que possamos fazer do setor público um espaço mais eficiente e justo.


Tudo pode acontecer. Inclusive nada....


Jairo Ferreira

WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
BAILE ROTARY-GAÚCHO- 07/03 até 05/04
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 17/03/25
FITZ TINTAS - 14/03/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20