Local já recebeu visitantes de diversos estados, países da Europa e da América do Sul
Inaugurado no mês de julho deste ano, o Museu Histórico das Missões (MHM) já tornou-se uma referência regional para visitação dos turistas. A média mensal de visitantes é de quatro mil, porém, em outubro a visitação alcançou 6.207 pessoas.
Os meses de setembro, outubro e novembro são considerados a alta temporada das visitações na região missioneira, especialmente por conta das excursões escolares. Entretanto, o público que tem frequentado o MHM vai além das excursões estudantis, com um número expressivo de frequentadores de outros estados e países.
Em outubro foram recebidos 62 visitantes do Paraná; 59 do Piauí; 46 do Amapá; 40 do Pará e um da Bahia; um do Mato Grosso do Sul e um de Minas Gerais. Do exterior, foram seis franceses, quatro argentinos e dois paraguaios. Desde a inauguração, o local também recebeu visitantes da Sérvia, Alemanha, Portugal, Inglaterra, Noruega, Estados Unidos, Chile e Bolívia.
ACERVO E PROPÓSITO
A coordenadora do MHM, Karla Gonzales, salienta que os visitantes se encantam com o acervo missioneiro, especialmente as estatuárias. “A preservação da cultura e história missioneiras, a forma de exposição e a modernidade do museu são muito elogiados”. Ela cita como atração especial a maquete eletrônica que mostra a sobreposição da Redução de Santo Ângelo. “E as crianças adoram a parte interativa também, onde podem tocar em alguns itens do acervo”.
O secretário municipal de Cultura e Esportes e curador do MHM, Douglas Barbosa, salienta que com o movimento registrado está comprovado o propósito da instalação do Museu. Ele observa que são quatro meses de funcionamento, mostrando a consolidação da cultura como agente econômico da cidade. “Temos um turismo histórico/cultural. Isso é fato e o MHM reforça nosso protagonismo. Que possamos implementar e viabilizar mais espaços como este de história, educação e comunicação com seu público”.
VISITAÇÃO
Funcionando no antigo prédio da Prefeitura de Santo Ângelo, localizado no Centro Histórico, o Museu Histórico das Missões (MHM) funciona de terça a sábado, das 9 às 12 horas e das 14 às 17h30min e nos domingos e feriados das 14 às 18 horas. Nas segundas-feiras o MHM está fechado para a manutenção e organização do acervo.
O agendamento de excursões e visitas guiadas podem ser feitos pelo telefone (55) 3312-0142, que também é WhatsApp e o e-mail é: museuhistoricodasmissoes@gmail.com.
Texto: Hogue Dorneles
Fotos: Fernando Gomes