Seja Bem vindo!
IMEMBUÍ - 09/10/24
CLUBE GAÚCHO - 28/11/2024
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
Giana - 08/06/24
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
Educação

COMID e URI unem forças para combater a violência contra  pessoa Idosa

COMID e URI unem forças para combater a violência contra  pessoa Idosa
05/11/2024 às 18:11

Na terça-feira, 5 de novembro, o auditório da URI Santo Ângelo recebeu o I Seminário de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa: Um Desafio de Todos. Este evento foi promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (COMID), com o apoio da Universidade Regional Integrada através dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Biomedicina.

A presidente do COMID, Sandra Rosinski, destacou que o seminário teve como objetivo principal conscientizar sobre a promoção da Saúde Integral do Idoso e ajudar na formação de cidadãos capazes de evitar a exposição à violência.

O evento atraiu acadêmicos, professores das redes municipal e estadual, integrantes de clubes de mães e membros da comunidade, contribuindo para a construção de autonomia e cidadania, além de buscar a redução dos casos de violência contra os idosos.

O professor Francisco Rodrigues, coordenador do curso de Enfermagem, enfatizou o compromisso da URI com a comunidade e os alunos, destacando iniciativas como a Liga Acadêmica do Estudo do Envelhecimento Humano (LIEEN/URI), que envolve estudantes da área da saúde em atividades de melhoria da qualidade de vida dos idosos.

A primeira palestra, ministrada por Letícia Fagundes, fisioterapeuta e membro da Liga de Envelhecimento da URI, abordou a "Violência Física". Letícia questionou o público sobre o significado do envelhecimento, um processo natural e social que desafia o mundo contemporâneo.

Na continuidade, Jaine Valls Quoos, acadêmica do 10º semestre de Psicologia, discutiu a "Violência Psicológica", ressaltando fatores de risco como dependência emocional e econômica, estresse do cuidador e isolamento.

Márcia Regina Moro da Rocha, presidente da Associação Brasileira dos Procons, tratou do "Abuso Financeiro ou Econômico", enfatizando a gravidade do problema e sua crescente incidência mundial. Márcia alertou sobre a exploração ilegal dos recursos dos idosos, impactando negativamente a saúde e segurança dos mesmos.

Encerrando as palestras, a defensora pública Drª Andreia Filianoti Gasparini falou sobre “O papel da Defensoria Pública nos casos de violência e violação contra idosos”. Ela apresentou o NUDEPID, núcleo da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, que oferece assistência gratuita em casos de vulnerabilidade financeira e enfatizou a importância do Estatuto da Pessoa Idosa.

Sandra Rosinski e o vice-presidente do COMID, Ubiratan Alencastro, avaliaram o seminário como altamente positivo e anunciaram a previsão de um segundo evento para o primeiro semestre de 2025, reforçando o compromisso contínuo com a proteção e valorização dos idosos na comunidade.

 

Fotos Crédito: CLÁUDIA VOLZ
28/02/2024
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 09/12/23
NORTHON MOTTA-02/07/20
IMEMBUÍ - 09/10/24
WEINERT - 05/01/2024