Após um final de semana com sol e calor na maior parte do Rio Grande do Sul (RS), a chuva deve voltar a atingir o Estado a partir desta segunda-feira (30). A previsão da Climatempo indica que a presença de um cavado meteorológico que influenciará nas condições do tempo.
Os “cavados” são correntes de vento na atmosfera que favorecem a formação de nuvens de tempestade. Apesar do nome pouco conhecido das pessoas, os cavados são eventos comuns na meteorologia e ocorrem ao longo de vários meses do ano.
A previsão é de pancadas de chuva com intensidade média ou forte, acompanhadas por trovoadas, queda isolada de granizo e ventania. A maior quantidade de água deve cair sobre as regiões Sul e da Campanha.
Na terça-feira (1º), o avanço de uma frente fria, vinda do Uruguai, deve espalhar chuva em todo o Estado.
A condição será de chuva a qualquer hora, com raios e ventania. Não se descarta a ocorrência de temporal. No entanto, até o momento, não há nenhum alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para a região. A precipitação deve perder força a partir de quarta-feira (2).
Na metade da semana, algumas regiões do RS ainda devem amanhecer com chuva. Mas, ao longo do dia, um sistema de alta pressão atuará sobre o Estado e afastará as nuvens carregadas. Entre quinta e sexta-feira (4), boa parte dos municípios gaúchos devem ter tempo firme, com predomínio de sol ou poucas nuvens no céu.
Apesar da frente fria que avança sobre o Estado na terça-feira, a temperatura deve ficar mais amena a partir da metade da semana. Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima será de 20ºC na quarta-feira, e a mínima 15ºC. No Sul do Estado, em Pelotas, a máxima prevista é de 19ºC na quarta e mínima 12ºC.
A partir de sexta-feira, o tempo deve ser mais quente em boa parte do Estado. Em Passo Fundo, na região Norte, a máxima prevista é de 24ºC. A previsão é a mesma em Santa Maria, na região central. Em Gramado, na Serra, a máxima será de 22ºC.