Pela 12ª vez na história, o Brasil tem um dos seus craques escolhido como melhor do mundo no futsal. O pivô Pito foi reconhecido pela premiação internacional nesta sexta-feira (13), às vésperas da estreia dele com a camisa da seleção brasileira na Copa do Mundo do Uzbequistão.
O jogador superou outros nove finalistas: o iraniano Salar Aghapour; o argentino Alan Brandi; o espanhol Catela; os brasileiros Charuto, Gustavinho e Richard; o marroquino Soufiane El Mesrar; e os portugueses Pany Varela e Zicky.
Em 2023, Pito ajudou a seleção brasileira a vencer 15 partidas na temporada e com a camisa do Barcelona foi decisivo nos títulos da Liga Espanhola, da Copa do Rei e da Supercopa.
O jogador está fora do Brasil desde o segundo semestre de 2016. Na época, deixou a ACBF, de Carlos Barbosa, para atuar no El Pozo, de Múrcia, na Espanha. Depois foi para o Inter Movistar e chegou ao Barcelona em 2021.
Na Serra, Pito atuou por três temporadas, entre 2014 e 2016, vencendo uma Série Ouro no Rio Grande do Sul e uma Liga Nacional, ambas em 2015.
g1rszh