Seja Bem vindo!
28/02/2024
trilegal-21/09/22
WEINERT - 05/01/2024
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
Geral

Santo Ângelo implantará programa de georreferenciamento rural

Santo Ângelo implantará programa de georreferenciamento rural
18/06/2024 às 10:06

“Novo Rumo” vai garantir mais segurança ao interior do município e agilidade no atendimento, para as forças policiais e para diferentes setores da administração municipal

O Governo Municipal e a Brigada Militar (BM) deram os primeiros encaminhamentos para a implantação em Santo Ângelo do Programa Novo Rumo, em reunião realizada na tarde desta segunda-feira, 17, no gabinete do prefeito Jacques Barbosa, com a presença do comandante do 7º RPMon, tenente-coronel Edilson Góes e do capitão Felipe Valandro, comandante do 1º e 2º Esquadrões de Policiamento; vereadores e de lideranças sindicais e comunitárias.

O Programa Novo Rumo é uma estratégia de polícia ostensiva que busca a prevenção e o combate de delitos, bem como a manutenção da segurança pública na área rural por meio da integração da Brigada Militar com a comunidade e vem sendo implantado gradativamente no Rio Grande do Sul.

Uma ampla exposição sobre o sistema de georreferenciamento das propriedades rurais foi feita pelo acadêmico de Computação da URI e membro da Agente Voluntários Brasil (AVB), Dhener Mello, que destacou a contribuição da iniciativa para a redução dos indicadores de criminalidade no campo, garantindo mais segurança aos produtores e aos seus bens. Na explicação, Mello argumentou que o georreferenciamento oferece informação precisa da localização da área rural, reduzindo o tempo de resposta das forças de segurança durante as ocorrências policiais.

“A partir do recebimento da ligação pela Central de Operações da Brigada Militar, o produtor informa o número do georreferenciamento indicado na propriedade, permitindo um atendimento mais rápido da ocorrência”, explicou o capitão Valandro.

O programa, segundo Dhener Mello, também pode ser aplicado com precisão nos diferentes setores da gestão, especialmente para atendimentos de urgência e emergência na área da saúde, para facilitar a rota do transporte escolar, otimizando e reduzindo custos, para o meio ambiente, agricultura, turismo e desenvolvimento rural.

COMISSÃO

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Diomar Formenton; os vereadores João Cardoso e Carlos Alberto Gonçalves; os presidentes Laurindo Nikititz (Sindicato Rural) e Daniel Casarin (dos Trabalhadores Rurais); Oswaldino Lucca, Sandro Perlin e Anderson Lucca, da diretoria da Comunidade do Distrito Sossego.

As lideranças presentes definiram por um grande parceria para a instalação do Programa Novo Rumo em Santo Ângelo e pela formação de uma comissão com representantes do Governo Municipal, Câmara de Vereadores, BM e das entidades sindicais para a elaboração dos editais e para tratar do georreferenciamento das propriedades rurais.

O prefeito Jacques solicitou que o grupo técnico seja ampliado com a participação da Emater e de outras entidades ligadas ao setor primário e que estejam interessadas em integrar o programa.

Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes e Dilvulgação

TRILEGAL - 17/07/24
A RADIOCIDADE
DENGUE - 03/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024