Seja Bem vindo!
A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
Giana - 08/06/24
trilegal-21/09/22
28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024
Geral

Prefeito Jacques Barbosa suspende aulas da rede municipal em virtude das chuvas

Prefeito Jacques Barbosa suspende aulas da rede municipal em virtude das chuvas
02/05/2024 às 10:05

A chuva que atinge todo o Rio Grande do Sul também provoca reflexos em Santo Ângelo. Em cerca de 24 horas foram 209 milímetros de acordo com dados da Estação Meteorológica da URI. Diante disso, algumas medidas já foram tomadas pelo Governo Municipal.

O prefeito Jacques Barbosa reuniu na manhã desta quinta-feira, 2, os membros do Gabinete de Crise que avalia consequências de desastres naturais. Santo Ângelo não sofreu prejuízos consideráveis até o momento, nem justificativas para decretação de situação de emergência, por exemplo, sem registros de feridos, desalojados ou desabrigados. A reunião teve como propósito avaliar medidas de atendimento e reforçar as ações preventivas.

Algumas medidas já haviam sido tomadas, como a suspensão das aulas na rede municipal nesta quinta-feira, 2, e sexta-feira, 3. A determinação segue a decisão do Governo do Estado. A medida leva em consideração, principalmente, o transporte escolar. Jacques lembra que o transporte escolar do meio rural é realizado em conjunto com o Estado.

A Defesa Civil Municipal, por meio do diretor Paulo da Rosa, explanou sobre enxurradas e alagamentos registrados em alguns pontos das áreas urbana e rural. Entretanto, lembra que o Rio itaquarinchim está em elevação, o que serve de alerta para a possibilidade de inundação em áreas ribeirinhas. Também registrou que a ponte localizada na Rua Sílvia Konorat foi danificada, com trânsito em meia pista. A Defesa Civil do Município atende pelo telefone 99621-7931.

Já o secretário municipal de Desenvolvimento Rural (SDR), Diomar Formenton, observou que a água está passando em cima da pista da estrada que leva ao Distrito de Buriti. Também afirmou que a equipe da SDR segue atenta para pontos de atoleiros ou alagamentos.

PREVENÇÃO

O prefeito destacou que ações preventivas, como as obras de drenagem pluvial, feitas em diversos pontos da cidade estão tendo reflexo nesse momento. “Também é importante destacar as limpezas do Rio Itaquarinchim e no Bairro Harmonia, feitas há dez dias e que evitam inundações mesmo com elevado volume de chuva registrado em 24 horas”.

De acordo com Jacques, o Gabinete de Crise segue em alerta e voltará a se reunir na tarde desta quinta e na manhã de sexta-feira, 3, já que as previsões indicam que a chuva seguirá intensa. “Estamos atentos, com nossas equipes e maquinários preparados para auxiliar a nossa população”.

TELEFONES

Devido ao temporal, todo o sistema de telefonia da Prefeitura está fora. Sem acesso aos telefones do centro administrativo e das secretarias. Equipe técnica já está trabalhando para tentar solucionar o problema. Problema possivelmente provocado pelas descargas elétricas ocorridas na madrugada

PRESENÇAS

Também participaram da reunião, os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Antônio Cardo; de Educação, Eliane Carpes; chefe de Gabinete, Airton Peruzzi e o assessor da SDR, Adilson Almeida.

Texto: Hogue Dorneles

Fotos: Fernando Gomes e Defesa Civil

WEINERT - 05/01/2024
DENGUE - 03/06/24
TRILEGAL - 10/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
28/02/2024