Seja Bem vindo!
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
28/02/2024
Giana - 08/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE
Polícia

Gaúcha morre em acidente com ônibus no Chile

Gaúcha morre em acidente com ônibus no Chile
28/04/2024 às 07:04

A turista gaúcha Elenice Terezinha Mezzomo Preto, 54 anos, é uma das duas pessoas que morreram em um acidente com um ônibus que levava turistas de Lajeado, no Vale do Taquari, até San Pedro de Atacama, no Chile.

O veículo capotou na noite de quinta-feira (25). O acidente ocorreu no quilômetro 27 da rota internacional 27CH, rodovia que liga a fronteira entre a Argentina e o Chile na região de Paso de Jama. Outras 40 pessoas ficaram feridas. O nome da outra pessoa que morreu não foi confirmado pelas autoridades.

O ônibus saiu de Lajeado no dia 23 de abril levando 42 passageiros — 39 turistas, uma guia e dois motoristas. Os excursionistas, todos moradores de Lajeado ou de municípios vizinhos, já haviam passado por Salta e Jujuy, na Argentina, e seguiam viagem até San Pedro do Atacama, no Chile. 

Eles ficariam hospedados na cidade chilena por duas noites para, então, retornar ao Rio Grande do Sul. A chegada em Lajeado estava prevista para o próximo dia 29. 

O veículo capotou na rodovia por volta das 20h de quinta-feira, enquanto se deslocava até San Pedro de Atacama. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas pelas autoridades chilenas. 

Caren Polo, de Estrela, era uma das passageiras do ônibus. A empresária, que teve ferimentos leves e já foi liberada, conta que o acidente ocorreu faltando cerca de meia hora para a chegada em San Pedro de Atacama. 

— O ônibus parou, trocou de motorista e, quando o outro assumiu, começou tudo. Não sei se correu, se perdeu o freio, mas o ônibus começou a ir para lá e para cá. Daqui a pouco, os da frente gritaram: "Vai tombar". O ônibus bateu de um lado, bateu de outro e começou a voar tudo. Teve gente que foi arremessada para fora. Foi tudo muito rápido — relata Caren. 

A viagem era realizada pela empresa Vip Turismo, de Lajeado, em ônibus fretado pela DH Transportes, de Santa Maria. Diego Souto, proprietário da DH Transportes, informou à reportagem que as vítimas foram encaminhadas para hospitais de São Pedro do Atacama e Calama. A empresa diz estar em contato com autoridades locais e familiares dos passageiros.

— Não sabemos as circunstâncias do acidente, se o motorista perdeu o controle ou se algum bicho atravessou a pista. No momento, nossa preocupação é acionar o seguro e garantir que todos lá fiquem bem — diz o empresário.  

De acordo com Souto, ao menos 23 vítimas já receberam alta hospitalar e estão instaladas em hotel. Até o momento, não há mais informações sobre a gravidade dos ferimentos das vítimas que permanecem hospitalizadas. 

O Consulado do Brasil no Chile está apurando o caso e atendendo familiares de possíveis envolvidos no acidente. A orientação é que seja feito contato pelo Whats-App +56 9 9334-5103. 

 

 

g1

28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 17/06/24
DENGUE - 03/06/24
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024