Seja Bem vindo!
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
WEINERT - 05/01/2024
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
CLUBE GAÚCHO - 27/03-2024
A RADIOCIDADE
Saúde

Vereadores de Ijuí apresentam moção de apoio ao projeto do Hospital do Câncer Infantil

Vereadores de Ijuí apresentam moção de apoio ao projeto do Hospital do Câncer Infantil
19/03/2024 às 11:03

O projeto do Hospital do Câncer Infantil do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) foi apresentado para os vereadores de Ijuí durante a Sessão Plenária desta segunda-feira, dia 20, a convite do propositor Beto Noronha (PT) e do atual presidente do Legislativo, José Ricardo Adamy da Rosa (MDB). Representaram o HCI na ocasião, o presidente Douglas Prestes Uggeri; o vice-presidente, Marco Sagave; a diretora voluntária, Liane Copetti Ghisleni; e o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.

“O câncer atinge cerca de 600 crianças no Estado por ano e, infelizmente, o tratamento é extremamente caro e longo, de cerca de seis meses a um ano de tratamento. Imagine um pai ou uma mãe, morador de nossa região, ter que se deslocar para Porto Alegre ou Passo fundo para o filho fazer um tratamento, ficar nessa cidade por seis meses ou um ano, sem uma estrutura. Estamos lutando para termos um hospital em Ijuí para atender a demanda de mais de 40 municípios da região Noroeste e Missões”, pontuou o presidente Douglas Prestes Uggeri, em seu discurso.

Em reunião na última semana com a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, a direção do HCI recebeu o apoio do Governo do Estado, que encaminhará a pauta ao Ministério da Saúde durante visita que ocorrerá nas próximas semanas. “A nossa secretária foi extremamente positiva sobre o projeto, garantindo que será uma intermediadora junto ao Governo Federal. Precisamos de grandes lideranças ao nosso lado, que confiem no trabalho do HCI e lutem conosco pelo objetivo de levar saúde de qualidade para a população”, disse o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, salientando a importância do apoio do Legislativo ijuiense. 

Os vereadores assinalaram positivamente ao projeto do Hospital do Câncer Infantil e entregaram, ao fim da Sessão Plenária, uma moção de apoio às lideranças do HCI, aprovada por unanimidade pelos vereadores da casa. “Entendemos que o Hospital de Clínicas Ijuí desempenha um papel fundamental na prestação de serviços de saúde à comunidade, e a iniciativa de estender sua atuação para a área oncológica pediátrica reflete o comprometimento desta instituição com o bem-estar da população local e regional”, cita parte do documento, que será anexado ao projeto.

A obra do Hospital do Câncer Infantil deverá contemplar uma área de 2,7 mil metros quadrados, com dez leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica – que terão seu uso estendido para além do atendimento oncológico –, além de 20 leitos de internação e uma área dedicada ao acolhimento das famílias dos pacientes. O projeto está orçado em R$30 milhões e deve ser viabilizado pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, do Governo Federal.

28/02/2024
TRILEGAL - 09/04/23
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
NORTHON MOTTA-02/07/20