O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) julgou na tarde desta terça-feira (20) os recursos dos vereadores Maurício Loureiro (PDT e Pedro Waskiewicz (PSD). Eles haviam sido condenados em primeira instância por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de votos no processo eleitoral de 2020.
O relator do processo, desembargador Voltaire de Lima Moraes, sustentou pela manutenção da condenação dos dois vereadores, tornando-os inelegíveis por oito anos, com multa de dez mil UFIRs e ainda a recontagem dos votos, com extinção da votação obtida pelos dois.
Com isso, mudanças ocorrerão na formação da Câmara de Vereadores de Santo Ângelo. Maurício Loureiro obteve 1019 votos e Pedrão 663. Pedrão era suplente e assumiu a cadeira na Câmara com a ida de Nader Awad para a Secretaria de Cultura e Esportes. A Justiça Eleitoral fará a recontagem e apontará os suplentes que assumirão as cadeiras.
Maurício foi eleito presidente do Legislativo em dezembro do ano passado. Com a sua retirada do Legislativo, existe dúvida se uma nova eleição deverá ocorrer ou o vice Vando Ribeiro assume o cargo.
Antes do julgamento de Maurício e Pedrão, os desembargadores reprovaram as contas relativas à campanha da ex-vice-prefeita Nara Damião a deputada estadual em 2022.
RADIOCIDADESA