Novas preocupações emergem em Tenente Portela com o surgimento de mais duas mortes sob investigação devido à suspeita de dengue. Os dados do painel de arboviroses do Ministério da Saúde revelam três casos em análise, embora um deles tenha sido confirmado pela Secretaria Estadual da Saúde na tarde de ontem. Essa confirmação ainda não foi atualizada no sistema do Ministério da Saúde.
O panorama da dengue em Tenente Portela revela uma tendência alarmante: a maioria dos casos confirmados atinge o público feminino, representando 55,2% das confirmações, enquanto 44,8% são em homens.
Além disso, a faixa etária mais vulnerável aos efeitos da doença é a dos idosos, com destaque para os indivíduos entre 60 e 69 anos. Contudo, há uma preocupação adicional devido ao considerável número de casos entre os idosos com mais de 70 anos, incluindo aqueles com mais de 80 anos, que são mais suscetíveis a complicações decorrentes da dengue.
Os dados evidenciam que a doença não faz distinção de idade, com registros em praticamente todas as faixas etárias, mas há um aumento significativo de casos a partir dos 30 anos de idade. Essas informações ressaltam a importância de medidas preventivas e de cuidados específicos para proteger os grupos mais vulneráveis da população.
Também chama a atenção uma crescente preocupação com o aumento vertiginoso de casos de dengue. Dados locais revelam uma escalada alarmante da doença, com números que crescem semana após semana.
Na primeira semana de janeiro, foram registrados 51 casos de dengue em Tenente Portela. No entanto, na quinta semana, esse número saltou para 341 casos notificados por semana, indicando uma tendência de aceleração significativa da propagação da doença.
É importante ressaltar que os números apresentados no painel do Ministério da Saúde servem como referência, mas podem não corresponder exatamente à realidade local, devido à atualização mais lenta do sistema. De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Tenente Portela, o município já contabiliza alarmantes 1.751 casos confirmados de dengue, destacando a urgência de medidas eficazes para conter a disseminação do vírus e proteger a população.
Jornal Provincia