Seja Bem vindo!
A RADIOCIDADE
trilegal-21/09/22
NORTHON MOTTA-02/07/20
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
WEINERT - 05/01/2024
Saúde

Em Brasília, HCI recebe aceno positivo para construção do Hospital do Câncer Infantil

Em Brasília, HCI recebe aceno positivo para construção do Hospital do Câncer Infantil
06/02/2024 às 23:02

Pleiteando apoio do governo federal para a construção de um hospital dedicado ao atendimento de pacientes com câncer infantil na região Noroeste do Estado, uma comitiva do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI), se reuniu, na segunda-feira (5), com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta. 

O presidente da casa de saúde, Douglas Uggeri, e o diretor de relações institucionais, Allan Denis Fonseca, apresentaram o projeto para o líder da pasta, que garantiu que vai abraçar a causa. Para sair do papel, inicialmente, o Hospital precisa de aprovação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), na Secretaria Estadual da Saúde, que também já acenou positivamente para a iniciativa.

Também participaram do encontro o deputado federal Elvino Bohn Gass; a vereadora Ana Barros, de São Luiz Gonzaga e apoiadora do projeto; e o diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), Carlos Alberto Litti Dahmer. A agenda foi intermediada pelo vereador de Ijuí, Beto Noronha (PT) e o advogado e ex-vice-prefeito, Bira Teixeira.

“Foi uma audiência espetacular e saímos com a certeza de que nosso projeto será uma realidade para a comunidade regional. Nosso trabalho já é reconhecido, seja na oncologia ou outras áreas, pelo ministério e lideranças federais, o que nos ajuda nessa luta. Estamos cada vez mais confiantes e certos desse importante apoio”, destacou o presidente Uggeri. 

O próximo passo, de acordo com o diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca, é uma reunião com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergman, para que o projeto seja avaliado pela Comissão dos Intergestores Bipartite (CIB). “Esse é o processo agora. Estamos agendando com a secretária Arita para os próximos dias e, assim que tivermos nosso projeto aprovado pela CIB, ele será cadastrado junto ao Ministério da Saúde para que sejam feitos os encaminhamentos e tenhamos a viabilidade financeira necessária para tirar esse sonho do papel”. 

A comitiva do HCI também visitou os gabinetes de deputados Federais na busca por apoio aos projetos do Hospital de Clínicas Ijuí, como os parlamentares Pedro Westphalen (Progressistas), Ubiratan Sanderson (PL), Giovani Cherini (PL), Osmar Terra (MDB), Elvino Bohn Gass (PT), Dionilso Marcon (PT), Luciano Zucco (PL), e Marcel Van Hattem (Novo). 

O projeto do Hospital do Câncer Infantil prevê a construção de um prédio de aproximadamente 2.700m² de área construída anexa ao Cacon, com 5 pavimentos. Serão 20 leitos de internação para crianças e adolescentes de zero a 18 anos, dez leitos de UTI Pediátrica, uma unidade de infusão para quimioterapia, ambulatório multiprofissional, espaço terapêutico e de apoio aos familiares. O orçamento está estimado em R$30 milhões para construção da área física e parque tecnológico.

A RADIOCIDADE
NORTHON MOTTA-02/07/20
MARECHAL BEBIDAS- 17/11/22
WEINERT - 05/01/2024
TRILEGAL - 19/02/24