Seja Bem vindo!
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
trilegal-21/09/22
A RADIOCIDADE
Giana - 08/06/24
28/02/2024
Política

Vereador de Roca Sales cobra 'serviço de gente branca' em sessão da Câmara e depois pede desculpas

Vereador de Roca Sales cobra 'serviço de gente branca' em sessão da Câmara e depois pede desculpas
06/12/2023 às 08:12

O vereador Antônio Valesan (PTB), durante sessão da Câmara de Roca Sales, na noite de segunda-feira (4), acabou se valendo uma expressão de cunho racista ao cobrar uma empresa terceirizada por problemas decorrentes das enchentes que atingiram a cidade entre setembro e novembro. “Pegari” como é conhecido no município, apontou o descaso no recolhimento de entulhos e afirmou que iria embargar as atividades da empresa responsável pelo serviço “se isso continuar e não tiver um trabalho de gente branca”.

— Temos que respeitar a natureza e não podemos ficar fazendo essas coisas. Então, eu gostaria muito de pedir a atenção dos secretários de Roca Sales para não prejudicar o meio ambiente. A parte dessa documentação está na promotoria do município e se isso continuar, e não tiver um trabalho de gente branca, que sabe fazer esses trabalhos, com técnicos, nós vamos embargar aquilo lá — disse o vereador.

Procurado pela Rádio Gaúcha, Valesan disse que reconhece o erro e pediu desculpa pelo discurso de cunho racista, que chamou de insensato. Ele alegou ser contra racismo e ainda apontou que votou no atual presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Gonçalves (MDB), que é negro, para presidir o legislativo.

— Eu sou totalmente contra o racismo e inclusive eu votei no primeiro presidente negro da Câmara de Roca Sales. Estava de cabeça quente, por conta da quantidade de escândalos que estão fazendo com o meio ambiente aqui de Roca Sales. Gastaram R$ 400 mil nas obras e eu fui cobrar, mas não quis atacar as classes. O pessoal só dizia mentiras e agi com insensatez — afirmou.

Antônio Valesan já foi prefeito de Roca Sales, em 2011. A reportagem tenta contato com o atual presidente do Legislativo do município para saber se há possibilidade de a Câmara avançar em um eventual processo de cassação do parlamentar.

Confira a nota do vereador

"CARTA ABERTA À COMUNIDADE

Palavras ditas não podem ser apagadas, mas quando equivocadas, precisam ser retratadas publicamente e urgentemente, com humildade em reconhecimento ao erro.

Em respeito à comunidade de Roca Sales e a reputação da minha vida, peço perdão em virtude do discurso insensato dito na tribuna da Câmara de Vereadores. Não há nenhuma justificativa que isente esse absurdo.

Que todo ato de preconceito se transforme em letramento para que erros dessa natureza jamais se repitam. Esse é o meu desejo e também passa a ser a minha luta na Casa do Povo.

Publicamente, perdão.

Vereador Pegari"

 

 

g1/zh

28/02/2024
A RADIOCIDADE
DENGUE - 03/06/24
WEINERT - 05/01/2024
TRILEGAL - 17/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20