Seja Bem vindo!
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
28/02/2024
A RADIOCIDADE
Educação

URI apresenta projeto de curso de medicina em reunião com autoridades de saúde

URI apresenta projeto de curso de medicina em reunião com autoridades de saúde
21/11/2023 às 20:11

Na tarde de segunda-feira, dia 20 de novembro, o Grupo de Trabalho do Curso de Medicina da URI Santo Ângelo realizou uma reunião importante com autoridades locais e regionais na busca de apoio para a implementação do curso na região das Missões.

A reunião contou com a presença da Diretora-Geral, Berenice Rossner Wbatuba, e do Diretor Acadêmico, Carlos Lemos, que se encontraram com o Secretário Municipal da Saúde, Fernando Bernardi, a enfermeira Eduarda Perim e o coordenador regional da 12ª CRS, Rodrigo Reis. Diversos representantes da URI, incluindo o futuro coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Carlos do Amaral, e os coordenadores de outros cursos, Tiago Bittencourt de Oliveira (Farmácia e Biomedicina), Francisco Carlos Rodrigues (Enfermagem), Giana Brum Vendruscolo (Psicologia) e Thais Faccim de Brum (Arquitetura e Urbanismo) também estiveram presentes.

O foco da reunião foi apresentar o projeto do Curso de Medicina da URI, destacando a colaboração com as Unidades Básicas de Saúde do município de Santo Ângelo. O Diretor Acadêmico, Carlos Lemos, compartilhou informações sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino e Saúde, que envolve a URI Santo Ângelo e o gestor municipal de saúde, enfatizando a importância das ações conjuntas de ensino e serviços.

As autoridades das saúdes municipal e estadual expressaram apoio ao projeto, reconhecendo a excelência do cenário para a região das Missões ser contemplada com o curso de Medicina em 2024. A iniciativa promete fortalecer a rede pública, contribuindo para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a criação do curso, espera-se que não apenas Santo Ângelo, mas também os demais municípios missioneiros, possam contar com treinamento contínuo das equipes locais em cursos da área médica, além de melhorias estruturais nos espaços de atendimento.

Carlos Lemos anunciou que nos próximos dias a URI Santo Ângelo apresentará o projeto aos prefeitos da Associação dos Municípios das Missões, aos Legislativos das Missões, aos representantes estaduais e federais da região, à direção do Hospital Regional Santo Ângelo, e aos demais hospitais locais.

Seguindo o edital lançado pelos Ministérios da Educação e da Saúde em 4 de outubro de 2023, que prevê novos cursos de Medicina no Brasil, o cadastramento de propostas para a URI Santo Ângelo ocorrerá entre 17 de dezembro de 2023 a 8 de fevereiro de 2024. A expectativa é que a iniciativa contribua significativamente para o fortalecimento do ensino e da saúde na região.

 

NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
WEINERT - 05/01/2024
TRILEGAL - 20/05/24
A RADIOCIDADE