Os próximos dias devem trazer novos episódios de chuvas intensas no Rio Grande do Sul. Os dados são do Boletim Integrado Agrometeorológico, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), a Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
No decorrer deste sábado (18), o ingresso de uma massa de ar seco afastará a instabilidade. Somente nas regiões Norte e Nordeste, são esperadas pancadas de chuva no período da manhã. Já no domingo (19), a presença do ar seco garantirá o tempo firme e temperaturas amenas em todas as regiões.
Para esta segunda (20) e terça-feira (21), o ingresso de ar úmido e quente favorecerá o aumento da nebulosidade e a elevação das temperaturas. Na quarta-feira (22), a aproximação de uma nova área de baixa pressão deverá provocar pancadas de chuva e trovoadas, com chance de novas tempestades na maioria das regiões.
Os volumes esperados são elevados na maior parte do Estado e deverão oscilar entre 90 e 130 mm na maioria das áreas da Metade Norte, podendo alcançar 200 mm acumulados em diversas localidades do Planalto, Serra do Nordeste, Campos de Cima da Serra e Litoral Norte. Na Fronteira Oeste, Campanha e Zona Sul os totais previstos deverão oscilar entre 50 e 70 mm na maioria dos municípios.