Seja Bem vindo!
Giana - 08/06/24
A RADIOCIDADE
trilegal-21/09/22
WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
Educação

URI se credencia para implantar Curso de Medicina

URI se credencia para implantar Curso de Medicina
09/10/2023 às 16:10

Na manhã desta segunda-feira, 9, o prefeito Jacques Barbosa recebeu o diretor Administrativo da Universidade Regional Integrada (URI), Gilberto Pacheco. Ao lado do deputado estadual Eduardo Loureiro e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Batista Santos da Silva, Pacheco comunicou ao prefeito credenciamento da Universidade para implantar o curso de Medicina em Santo Ângelo.

CRITÉRIOS

Os ministérios da Educação e da Saúde lançaram na última quarta-feira novo edital para a obtenção de autorização de funcionamento de cursos de Medicina no País. Trata-se de medida de retomada do exigido pela Lei do Mais Médicos, permitindo que mantenedoras de instituições educacionais privadas apresentem projetos para a instalação de novos cursos em municípios pré-selecionados. 

O Rio Grande do Sul terá autorização para funcionamento de quatro cursos em 11 regiões gaúchas, entre elas as Missões, com 186 municípios envolvidos.  Os critérios de seleção das regiões de saúde tiveram como base estudo do Ministério da Saúde. A seleção com base em critérios regionais possibilita estabelecer, ao mesmo tempo, uma primeira medida de desconcentração e existência de infraestrutura instalada no âmbito da região de saúde.

OTIMISMO

Pacheco mostra-se otimista, frisando que a URI possui mais de 50 anos de atividade educacional e possui cursos na área de saúde muito bem avaliados pelo MEC. O pedido de habilitação deve ser encaminhado até novembro e o cadastramento do projeto tem prazo final em janeiro. O projeto abrangerá os dados da Fundação Regional Integrada (FuRI), mantenedora da URI, e da estrutura de saúde do Município e da região, como por exemplo, o número de leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Ainda exige-se contrapartidas, como ações com o SUS e o fornecimento de bolsas. Enfim, são vários indicadores”.

O prefeito Jacques Barbosa elogiou a iniciativa da URI acentuando que o curso de Medicina contribuirá para atrair estudantes a Santo Ângelo e, também, para a formação de profissionais num setor essencial para a comunidade.

O deputado estadual Eduardo Loureiro também saudou a busca da Universidade pela implantação do curso de Medicina. Segundo ele, Santo Ângelo já é uma referência regional em atendimento de saúde e graduação em Medicina na URI contribuiria para a ampliação e melhoria da rede de atenção à saúde. 

TRILEGAL - 17/06/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
DENGUE - 03/06/24
28/02/2024
A RADIOCIDADE