Seja Bem vindo!
trilegal-21/09/22
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
28/02/2024
A RADIOCIDADE
Giana - 08/06/24
Tecnologia

    Governo deve integralizar formalização de empresas ainda no primeiro semestre

    Governo deve integralizar formalização de empresas ainda no primeiro semestre
19/01/2021 às 17:01

Processos digitais estão sendo implantados gradativamente pela gestão com a finalidade de gerar mais empregos e renda em Santo Ângelo

Por iniciativa do Poder Legislativo, contabilistas de Santo Ângelo estiveram reunidos com vereadores e representantes do Governo Municipal debatendo a redução da burocracia e ações que imprimam celeridade aos trâmites para a formalização de empresas.

Segundo os contabilistas, a demora para a abertura de uma empresa está em torno de 60 dias o que tem gerado reclamações de empreendedores e dos próprios profissionais da contabilidade, principalmente em licenças ambientais.

Após as manifestações ficou acordado que os processos digitais serão instalados ainda no primeiro semestre deste ano, já que são projetos de gestão em pleno desenvolvimento, facilitando a abertura de novos empreendimentos.

Na intervenção do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva, ele informou que a determinação do prefeito Jacques Barbosa é de garantir agilidade na formalização de empresas para o desenvolvimento e que todos os esforços estão sendo empreendidos pela gestão para consolidar em Santo Ângelo um ambiente favorável para os negócios. “As ponderações de vereadores e dos contadores são válidas e estamos trabalhando hoje, com média de oito dias para a abertura de empresas, no entanto, a determinação do prefeito Jacques é para que o processo seja feito em 24 horas”, assinalou. 

AÇÕES

Segundo Baptista, são várias ações adotadas pelo Governo Municipal, que vão de encontro ao pleito da classe, como a adesão de Santo Ângelo ao Programa Cidade Empreendedora, que projeta uma série de medidas para a implantação de políticas públicas de apoio e fortalecimento do empreendedorismo em Santo Ângelo, centrada em eixos como Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora; a instalação do Espaço Cidadão e a retomada da parceria com o SEBRAE, com a Sala do Empreendedor e a instalação da RedeSim. 

A adesão aconteceu em julho de 2019, e a implantação integral do programa se tornou prejudicada em razão da pandemia do Coronavírus que restringiu algumas ações. 

Conforme o secretário, 2021 é o ano que em será feita a revisão do Plano Diretor de Santo Ângelo com apoio da Câmara de Vereadores, de entidades de classe, sociedade e representantes de conselhos profissionais. “A sociedade como um todo será chamada a dar a sua contribuição para a reformulação do Plano Diretor para o desenvolvimento de Santo Ângelo”, concluiu Baptista.

O secretário de Governo e Relações Institucionais, Hélio Costa, considerou a importância da reunião patrocinada pelo Legislativo e destacou o trabalho integrado e o diálogo do Executivo com os vereadores. “É determinação do prefeito Jacques uma atuação para agilizar os trâmites da classe e ouvir o Legislativo de forma permanente”, frisou Hélio. 

PRESENÇAS

Participaram da reunião no Plenário Juarez Lemos da Câmara Vereadores, o presidente Nader Awad, Vando Ribeiro, Nivaldo Langer, Carlos Alberto Rodrigues, Marcos André, Rodrigo Flores; o assessor especial de Governo, Adolar Queiroz; e os contabilistas João Barbosa, Olívio Barbosa e Paulo Zuculoto. 


Fotos: Fernando Gomes

WEINERT - 05/01/2024
DENGUE - 03/06/24
28/02/2024
TRILEGAL - 17/07/24
NORTHON MOTTA-02/07/20
A RADIOCIDADE