Programação 2020 abriu oficialmente na noite desta terça-feira e se estende até o dia 25. Shows e apresentações artísticas serão virtuais
ASSISTA VÍDEO DA ABERTURA OFICIAL
CLIQUE AQUI
https://www.facebook.com/RadioCidadeSa/videos/495244264779813
A inovação e a criatividade marcarão para sempre o Natal Cidade dos Anjos 2020, gestado em tempos de pandemia do Coronavírus onde normas de distanciamento social e sanitárias são obrigatórias. Todos os eventos da programação serão de forma virtual, transmitida pelas redes sociais da Prefeitura de Santo Ângelo, dos organizadores envolvidos e pelos portais locais. Os eventos se estendem até 25 de dezembro, dia de Natal.
A abertura foi realizada na noite desta terça-feira, 15, em cerimônia presencial restrita no Centro Municipal de Cultura e transmitida via internet, com o pronunciamento do prefeito Jacques Barbosa e do secretário de Cultura, Marco André München, representando as secretarias de Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e do Meio Ambiente, pastas envolvidas na organização da programação.
Em seguida as manifestações, sem a multidão das crianças que sempre o cercaram nas edições anteriores do Natal Cidade dos Anjos, a chegada do Papai Noel foi anunciada pelo seu ajudante número “1”, Natalino Natanael, acompanhado de anjos, palhaços e malabaristas.
O prefeito Jacques entregou a Chave da Cidade ao Papai Noel e declarou aberta a 12ª edição do Natal Cidade dos Anjos. “É tempo de amor na Cidade dos Anjos. Que esta chave possa abrir todos os corações”, disse o bom velhinho -, recomendando às crianças, obediência aos pais e perseverança em seus sonhos.
PROGRAMAÇÃO
A primeira noite da programação teve o show live com a santo-angelense Marlice Assmann e participação especial de Jonas Demeneghi e, no encerramento, a projeção virtual mapeada na Catedral Angelopolitana “Uma história de Natal". A projeção será apresentada online em todas as noites do evento, sempre às 22 horas, nas redes sociais e no canal do YouTube da Secretaria Municipal de Cultura.
RESILIÊNCIA
Em sua manifestação na solenidade de abertura, o prefeito Jacques citou a resiliência humana como habilidade para reverter os tempos difíceis provocados pela pandemia, recomendou cuidados redobrados nas festividades de fim de ano e pregou a esperança. “O que nos move neste momento é a esperança pela vacina. Em breve voltaremos à normalidade no curso da vida. O tempo de reconforto voltará”.
Para o prefeito, com um quadro de alta nos casos de Covid-19 e a ameaça de um colapso no sistema de saúde, a população precisa observar os protocolos sanitários neste período festivo mantendo o distanciamento, higienizando as mãos com frequência e usar máscara sempre. “Neste momento, essas são as regras para preservar vidas. É hora de nos mantermos firmes na convicção de que a pandemia está ativa e que o vírus pode ser letal”, concluiu Jacques.
Já o secretário de Cultura destacou que o ano 2020 está sendo atípico para o setor, com prejuízos à classe artística com a suspensão de eventos em função da pandemia, no entanto, destacou a participação de Santo Ângelo em editais com recursos do Fundo Municipal de Cultura e do Governo Federal. “Elaboramos e participamos de quatro editais para fomentar a arte e a cultura local. Foram mais de cem projetos aprovados”, frisou Marco André München.
PRESENÇAS
Participaram da cerimônia os secretários municipais Romaldo Melher dos Santos (Turismo, Esporte, Lazer e Juventude), Francisco da Silva Medeiros (Meio Ambiente), Eliane Carpes (Educação), o chefe de Gabinete do Executivo, Airton Peruzzi; a produtora cultural, Odila Motta, e o representante do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Jonatã Ferreira.
O EVENTO
O Natal Cidade dos Anjos 2020 é uma promoção do Governo Municipal de Santo Ângelo - Gabinete da Primeira-Dama e Fundo Municipal de Cultura; com patrocínio da CORSAN – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas; e produção MK Produções Culturais.
Fotos: Fernando Gomes