O projeto de saneamento rural desenvolvido pelo Governo Municipal de Santo Ângelo em parceria com o Ministério Público (MP) ficou com a terceira colocação no Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público. A solenidade de premiação foi realizada de forma virtual na tarde desta quinta-feira (14).
O projeto de Saneamento Rural de Santo Ângelo é pioneiro no Rio Grande do Sul. O projeto santo-angelense ficou entre os 27 selecionados entre as 531 iniciativas inscritas em todo o país. O cadastro do programa no Banco de Projetos do CNMP é feito pelo Escritório de Gestão Estratégica e de Projetos do MPRS. O vencedor foi o projeto DNA Ambiental do MP de Mato Grosso do Sul e o segundo colocado o projeto Água para o futuro, do MP de Mato Grosso.
O trabalho começou a ser efetivado em 2018, com a realização do diagnóstico técnico do abastecimento de água no meio rural. "Os dados levantados permitiram que projetos fossem elaborados e ações desenvolvidas resultando na qualidade da água consumida pela população interiorana e na preservação ambiental".