
No dia 04 de setembro de 2021 foi o realizada a abertura oficial da aula inaugural do curso das Promotoras Legais Populares – PLPs, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, através da Coordenadoria Municipal da Mulher, URI – Campus de Santo Ângelo, através dos cursos de Direito e Psicologia, e a ONG Themis, de Porto Alegre, que contou com a seguinte temática: Introdução: quem somos? Onde estamos? Como nos relacionamos? Quem são as promotoras Populares?
A aula inaugural teve a participação das representantes da ONG THEMIS, Maria Guaneci de Ávila (assistente social) e Maria Ines, trazendo uma fala a respeito do curso das PLPs e também, como convidada especial, Rozeli Reis, trazendo sua experiência como Promotora Legal Popular formada na turma de 2005 no município de Santo Ângelo. Neste dia, também contamos com a participação do Secretário de Governo e Relações Institucionais, Jânio Fernando Bones, representando a Prefeitura Municipal de Santo Ângelo e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – COMDIM, advogada Andréia da Rosa.
No dia 11/09/2021, tivemos a segunda aula do curso das Promotoras Legais Populares – PLPs, com a presença das professoras do curso de Direito, Dra. Rosangela Angelin e do curso de Psicologia, Lizete Dieguez Piber, trazendo a temática “Gênero e história das Mulheres. Feminismos, Lutas das mulheres, Lutas de Classe e Mulheres Negras. Direitos Sexuais, Direitos Reprodutivos e Dignidade sexual.”
No dia 18/09/2021 foi realizada a 3ª aula do curso das Promotoras Legais Populares - PLPs, no auditório da Secretaria Municipal de Educação - SMED, com a temática: "Lei Maria da Penha. Percursos, fluxos, caminhos das medidas protetivas. Acolhimento e escuta de mulheres em situação de violência e abusos". A aula contou com os seguintes palestrantes: Elaine Maria da Silva (Delegada - Delegacia da Mulher), Juiz Dr. Carlos Adriano; Ten. Marcia Ruchel (Patrulha Maria da Penha - Brigada Militar) e contou com a presença do Dep. Estadual Eduardo Loureiro, prestigiando o evento e realizando uma fala sobre a importância das Políticas Públicas para Mulheres no Município de Santo Ângelo, também foi mencionada na fala de abertura da psicóloga diretora da Coordenadoria Municipal da Mulher Simone Lunkes sobre a criação do departamento Municipal da Mulher na gestão do prefeito na época Eduardo Loureiro,hoje deputado, qual foi o primeiro gestor iniciar esse importante serviço no município de Santo Ângelo. Também prestigiando o curso o senhor Secretário de Governo e Relações Institucionais Jânio Fernando Bones, representando o Sr. Prefeito Municipal de Santo Ângelo Jacques Barbosa, o Comandante do 7º RPMon Major Enizio e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - COMDIM, Andréia da Rosa.
O curso das PLPs terá continuidade nos sábados posteriores.