
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul incinerou mais de cinco toneladas de drogas apreendidas em operações realizadas no Estado desde o início de 2026. A destruição dos entorpecentes ocorreu na terça-feira (23), em uma empresa da Região Metropolitana, em ação coordenada pelo Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ao todo, foram destruídos 5.028 quilos de drogas, entre elas 4.742 quilos de maconha, 240,9 quilos de cocaína, 45,3 quilos de crack, além de comprimidos de ecstasy, haxixe, LSD, MDMA e outras substâncias. As drogas foram apreendidas principalmente pelo Denarc, com apoio de delegacias de diversas regiões do Estado.
Segundo a Polícia Civil, os entorpecentes incinerados foram avaliados em mais de R$ 11,8 milhões. O diretor de Investigações do Denarc, delegado Carraro, destacou que a retirada dessas drogas das ruas reduz o financiamento de organizações criminosas, que utilizam os recursos do tráfico para a compra de armas e a prática de outros crimes.
A corporação afirma que o aumento das apreensões no Rio Grande do Sul tem tornado mais frequente a realização de incinerações de grandes quantidades de drogas.