
Com o objetivo de facilitar a organização pessoal e acadêmica de seus estudantes, a URI Santo Ângelo deu início ao processo de rematrículas para o segundo semestre de 2026. A instituição oferece modalidades flexíveis, permitindo que o acadêmico realize o procedimento de forma on-line, via Portal do Aluno, ou presencialmente no campus.
O período para a realização das rematrículas estende-se de 29 de junho a 3 de julho. A modalidade digital é uma das apostas da universidade para otimizar o tempo dos estudantes, eliminando a necessidade de deslocamento físico até a instituição para garantir a vaga no próximo semestre.
A Diretora-Geral da URI Santo Ângelo, professora Berenice Rossner Wbatuba, destaca que o planejamento é um aliado fundamental para o sucesso acadêmico. Para incentivar a adimplência e o planejamento financeiro, a universidade estabeleceu condições especiais:
Desconto de Antecipação: Estudantes que efetuarem o pagamento integral da semestralidade de 2026/2 até o dia 6 de julho terão direito a um desconto de 6% sobre o valor total.
Vencimento: O boleto da rematrícula padrão tem vencimento programado para o dia 6 de julho.
Regularização de Débitos: Acadêmicos que possuam mensalidades em atraso podem realizar a quitação ou o parcelamento junto ao setor financeiro (Prédio 20), das 13h30 às 17h30 e das 18h30 às 21h30, durante o período de rematrícula.
A instituição também definiu um calendário específico para os alunos que utilizam programas de fomento e crédito educativo. As rematrículas para beneficiários do PROUNI, PEBE, CREDIURI, PRAVALER e FIES ocorrerão entre os dias 13 e 17 de julho, das 13h30 às 19h30.
Segundo a professora Berenice, essa estrutura foi pensada para que o aluno possa conciliar suas necessidades. "Essa é, com certeza, a possibilidade do aluno planejar melhor sua vida acadêmica, associando o fator financeiro ao fator tempo", afirma a Diretora-Geral.