
O governo paga nesta quinta-feira (25) o dinheiro esquecido no antigo fundo Pis/Pasep para quem solicitou o ressarcimento até 31 de maio.
A quantia para cada colaborador varia conforme o salário recebido e o tempo trabalhado na época. O saldo médio acessível para saque é de R$ 2,8 mil por pessoa.
A busca pode ser feita através do Sistema de Ressarcimento do Pis/Pasep.
O NIS (Número de Identificação Social) é um documento de 11 dígitos essencial para quem trabalha de carteira assinada ou pra aqueles que necessitam de acesso a programas sociais como o Bolsa família.
Disponibilizado pela Caixa Econômica Federal e com número idêntico ao do PIS (Programa de Integração Social), o NIS pode ser consultado de maneira física e digital. Confira a baixo:
O trabalhador poderá fazer o pedido através do aplicativo do FGTS ou presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal.
Ao fazer login no app, o colaborador deve acessar a opção "mais", logo em seguida "ressarcimento PIS/Pasep" e seguir as orientações para anexar os documentos obrigatórios.
Caso a solicitação seja realizada pelo próprio beneficiário, ele deverá ter em mãos apenas um documento de identidade.
Em caso de herdeiros, é necessário apresentar algum dos documentos abaixo:
De acordo com o calendário divulgado pelo governo, aqueles que solicitarem o ressarcimento a partir de terça-feira (30), receberão a quantia em 27 de julho.
Caso a solicitação não seja feita até setembro de 2028, os valores serão destinados definitivamente ao Tesouro Nacional, sem possibilidade de saque.
g1rszh