
Na manhã desta sexta-feira (13), a Polícia Civil de Três de Maio, sob coordenação do delegado João Vitorio Barbato, deflagrou a Operação “Pecado Capital” para apurar suspeitas de desvio de recursos financeiros na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
A ação cumpriu mandados judiciais de busca e apreensão no centro administrativo e pastoral da paróquia, na residência dos padres e também na cidade de Giruá, onde o sacerdote investigado possui bens e é natural do município.
De acordo com o delegado, a investigação teve início após desavenças entre dois padres que estariam disputando espaço dentro da paróquia. A partir desse conflito, surgiu a denúncia de que um dos religiosos estaria realizando desvios de dinheiro da instituição. Paralelamente, uma denúncia anônima apontou ainda o suposto envolvimento do padre investigado em relações sexuais com menores, fato que também passou a ser apurado.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam material contábil referente à movimentação de valores, além de computadores e outros documentos, que serão submetidos à perícia técnica. O inquérito policial já foi instaurado e, segundo a autoridade policial, o investigado deverá ser ouvido na próxima semana.
Conforme informado, o padre que havia sido afastado anteriormente foi quem formalizou a denúncia contra o colega.
Na tarde desta sexta-feira, a Diocese de Santo Ângelo divulgou nota oficial comunicando o afastamento do sacerdote investigado enquanto os fatos são apurados. A Polícia Civil segue com as diligências para esclarecer as circunstâncias do caso.
Fonte: Paulo Marques Notícias

Paulo Marques Notícias