
O talento missioneiro esteve em destaque no tradicionalismo gaúcho. O jovem gaiteiro Lucas Boesing Enderli, de Santo Ângelo, conquistou o 2º lugar na modalidade Gaita Ponto Mirim durante o 36º Rodeio Internacional de Vacaria 2026, realizado de 31 de janeiro a 8 de fevereiro, nos Campos de Cima da Serra.
Representando a 3ª Região Tradicionalista e o CTG Tio Bilia, Lucas se destacou entre competidores de diversas regiões do Estado e também de fora dele. Na fase classificatória, apresentou a música “Mate Amargo”, de Carlos Bravo e Francisco Brancatti. Já na grande final, emocionou o público e os jurados com “Milonga e Caborteira”, de Edilberto Bérgamo.
Além do resultado expressivo em Vacaria, o jovem também participou de outra importante competição: no sábado, dia 8 de fevereiro, sagrou-se campeão na modalidade Gaita Ponto até 15 anos no 46º Rodeio Nacional de Gramado.

Segundo o pai, Gilberto Enderli, a dedicação foi fundamental para os resultados. Lucas abriu mão de momentos de lazer para intensificar os ensaios. “Deixou de ir para a praia para treinar a música nova. Guardou o computador gamer em maio de 2025 e ele ainda está guardado”, contou, orgulhoso.
Grupo Missões