
Um gaúcho proprietário de um café em Stow, no estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, foi detido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) na manhã do último dia 28 de janeiro. Ele foi identificado como Maximiano Fernandes, natural de Porto Alegre, que mora no país há pelo menos 15 anos.
O fato foi tornado público após o senador local Jamie Eldridge reconhecer a prisão do brasileiro em um post no Facebook. Na publicação, o parlamentar americano afirmou estar “assistindo a família” do brasileiro juntamente com a deputada Kate Hogan.
“Agradeço a todos que nos alertaram sobre a prisão de Max, dono do Stow Cafe pelo ICE. Deputada Hogan e eu estamos assistindo a família”, diz o post.
O departamento de polícia da cidade de Stow também usou as redes sociais para informar que tinha ciência de que o ICE “executou uma ordem de detenção de um indivíduo em Stow”, mas advertiu que a corporação não esteve envolvida e nem foi previamente notificada da ação.
De acordo com a imprensa local, Fernandes era parte em um incidente ocorrido em 2024 que teria sido julgado recentemente pela Corte local. A ordem de detenção do empresário pelos agentes seria em resposta a esse ocorrido.
Uma amiga e colega de Max Fernandes, que o conhece há anos, abriu uma ação na internet para arrecadar fundos para o pagamento de um advogado estadunidense que tenta um habeas corpus para liberá-lo da detenção. No texto da página onde os US$ 7,5 mil estão sendo arrecadados, a amiga destaca que ele é o pilar da família, que incluiu a esposa, três filhas trigêmeas de três anos, com necessidades especiais, uma filha adolescente e um filho de criação.
"Max é um homem trabalhador, pai, marido e amigo que faz parte desta comunidade há mais de 20 anos. Qualquer apoio que você puder oferecer fará uma diferença significativa para sua família e ajudará a trazê-lo para casa", diz o texto da página onde os valores estão sendo arrecadados.
O estabelecimento comprado por Maximiano Fernandes e seu sócio opera no local desde 2011. Vários itens do menu do estabelecimento levam o nome de suas filhas.