
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso vermelho de grande perigo para uma onda de calor que vai atingir áreas do Sul do Brasil. O aviso tem início na próxima terça (3) e é válido até as 23h59 do próximo sábado (7).
(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o g1 errou ao informar que a onda de calor é a primeira do ano. O Inmet registrou onda de calor entre 12 e 14 de janeiro. O texto foi corrigido às 16h20 de 2 de fevereiro de 2026.)
O aviso abrange áreas de todos os estados da região Sul (ao todo mais de 500 municípios), especialmente regiões como o Oeste Catarinense, as áreas Serrana, Noroeste e Sudoeste do Rio Grande do Sul, além de áreas do Centro-Sul, Sudoeste e Sudeste do Paraná.
O aviso vermelho é o grau mais alto na escala do Inmet. Veja:
Em janeiro, o Inmet já havia registrado uma onda de calor nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, entre os dias 12 e 14.
➡️ ENTENDA: Uma onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.
O Inmet avisa que o calor extremo traz riscos à saúde. Em períodos de calor, é comum sentir o corpo mais lento, cansado e até tonto.
Mas os efeitos das altas temperaturas vão muito além do desconforto (Entenda os sinais e o que fazer para proteger seu corpo do calor).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2026/A/R/gcsevsQ9AJTZlvKp94Tg/inmet.png)
Fevereiro começa quente e com chuva mais frequente no Brasil
O mês de fevereiro deve continuar marcado por temperaturas acima da média em grande parte do país e por instabilidades mal distribuídas entre as cinco regiões do Brasil.
A expectativa dos meteorologistas é de um mês marcado por longos períodos de tempo seco em várias regiões, intercalados com episódios concentrados de chuva, principalmente no Norte e em parte do Sudeste.
A tendência é de menos chuva do que o normal em boa parte do país e de temperaturas mais altas em várias regiões.
Mesmo sem El Niño ou La Niña atuando, o calor também deve seguir predominando ao longo do mês.