
Secretário de Saúde contesta afirmação de vereador, desmente que medicamentos estejam em falta e ainda esclarece lista do Kit COVID
Em contraponto à postagem nas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 10, em que um vereador afirma que há falta de medicamentos do Kit COVID distribuído no Centro de Enfrentamento à doença atendendo junto a UPA 24 Horas de Santo Ângelo, o secretário municipal de Saúde, Flávio Christensen foi enfático: “Medicamentos do protocolo do Kit COVID não estão e nunca estiveram em falta. Bromexina e Colchicina são medicamentos complementares, de escolha do próprio médico, não constando na lista básica de medicamentos da farmácia popular. Além de a prescrição de Vitamina D e Zinco, realizada por alguns médicos, que também não integram a lista do Sistema Único de Saúde", esclareceu.
Para o secretário, é latente a desinformação do vereador no que se refere aos protocolos de saúde quanto aos medicamentos básicos distribuídos na rede pública para o enfrentamento à COVID-19.
Christensen esclareceu que o Kit COVID é composto pela Hidroxicloroquina, Azitromicina, Ivermectina e/ou Nitazoxanida, além da Prednisona (a partir da segunda semana de tratamento) e antitérmicos. “Estes medicamentos jamais estiveram em falta no Centro de Triagem”, desmentiu.
EQUÍVOCOS NOS VALORES
O secretário Flávio Christensen também rebateu o vereador sobre a destinação mais de R$ 11 milhões do Governo Federal para a área da saúde de Santo Ângelo, mencionadas em rede social.
A União repassou pouco mais de R$ 10 milhões, em quatro parcelas e, em torno de R$ 1,1 milhão foram destinados à saúde. O restante foi para o caixa livre da Prefeitura para compensação financeira à queda abrupta nas receitas que a pandemia do novo Coronavírus tem causado aos cofres municipais.
“E os recursos foram muito bem aplicados. Não faltaram e não faltam medicamentos do Kit COVID, investimentos em profissionais da saúde, em infraestrutura para atender a demanda provocada pela pandemia e em ações de prevenção”, declarou.
INVESTIMENTOS E AÇÕES
Entre ações que exigiram investimentos do Governo Municipal no enfrentamento à pandemia que entram na conta do valor de R$ 1,1 milhão, estão antecipação da abertura da UPA para atendimento 24 Horas; a contratação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros trabalhadores da área da saúde; equipamentos de proteção individual para todos os servidores; contratação de leitos clínicos e na instalação de novos leitos de UTI no Hospital Santo Ângelo em parceria com o Estado e a iniciativa privada; aquisição de testes rápidos; medicamentos do Kit COVID; além de ações de prevenção como a sanitização dos espaços públicos, barreiras sanitárias e outras.
“Foram investidos mais de R$ 297 mil em equipamentos de proteção individual aos profissionais da saúde e mais de meio milhão de reais em medicamentos, sem contar o pagamento dos trabalhadores contratados e outras despesas para o enfrentamento ao Coronavírus”, esclareceu o secretário municipal de Saúde.
Foto: Fernando Gomes/Arquivo