Seja Bem vindo!
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
FENAMILHO - 11/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
28/02/2024
Giana - 08/06/24
FITZ TINTAS - 14/03/2025
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
FENAMILHO - 11/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
28/02/2024
Giana - 08/06/24
FITZ TINTAS - 14/03/2025
WEINERT - 05/01/2024
A RADIOCIDADE
FENAMILHO - 11/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
28/02/2024
Giana - 08/06/24
FITZ TINTAS - 14/03/2025
Cultura

Conheça os jurados do 38ª Carijo da Canção Gaúcha

Conheça os jurados do 38ª Carijo da Canção Gaúcha
15/04/2025 às 10:04

Com a data marcada para os dias 18 a 25 de maio, o Parque de Exposições será palco do 38º Carijo da Canção Gaúcha. O júri desta edição, composto por cinco personalidades de destaque e reconhecidas no meio musical nativista, são eles: Adriano Silva Alves, Su Paz, Flávio Hanssen, Cássio Figueiró e Oscar Daniel Morales Mello.

Adriano Silva Alves: Poeta, Artista Plástico, Artesão, Declamador. Natural de Dom Pedrito RS, hoje residente em Lages SC. Ainda na infância, através das primeiras gravuras, onde sempre retratou sua influência e seu encanto pelo universo do homem do campo. Autodidata, ao longo dos anos passou a desenvolver diversas técnicas até chegar à pintura de telas em acrílico e óleo. Como Poeta e grande admirador da cultura Latino Americana, passou a partir do ano 2000 a participar de Festivais de música e poesia, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Onde obteve premiação em diversos eventos do meio, sendo essas tanto de melhor poesia quanto as demais premiações de primeiro, segundo e terceiro lugares. Participou como avaliador de diversos festivais, entre esses: Ponche Verde da Canção Gaúcha de Dom Pedrito RS, Sapecada da Canção Gaúcha Lages SC, entre outros. Adriano Possui três livros editados com os Títulos de Pelas Mãos, Crioulo Fragmentos de Campo e Poemas de Cada Instante o qual já está com a segunda edição pronta para ser lançada neste ano de 2025. Em sua discografia possui nas plataformas digitais os discos Poemas de Cada Instante com poemas recitados pelo autor e acompanhados pelo músico Lageano Marlus Pereira.Também o Disco chamado Tradição em parceria com o Músico Gabrielense Edilberto Bérgamo, com letras autorais musicadas por Edilberto. Atualmente Adriano Participa do Projeto Folkloreando juntamente com o Quarteto Coração de Potro.

Su Paz: Cantora e compositora Gaúcha, nascida em Sapucaia do Sul. Começou a cantar em rodeios e festivais Nativistas do Rio Grande do Sul. Em 2008 o projeto Acorde Fronteiro, grupo formado por 5 jovens lhe abriu um leque de oportunidades. Foi cantora do Conjunto Folclórico Os Tropeiros ULBRA representando o Brasil em festivais de folclore no Uruguai, RS e SC. No circuito de festivais Nativistas esteve nos palcos do Canto de Luz- Ijuí, Festival de Música de Gramado, Coxilha Nativista- Cruz Alta, Canto Xucro – Viamão, Tertúlia Nativista- Santa Maria, entre outros. Já acompanhou como backing vocal, Elton Saldanha e Paulo Costa, além de gravações em estúdio e trabalhos com Jingle e locução. Fez parte do Grupo Mas Bah!, durante dois anos, cantando e também produzindo. Em 2018 estreou sua web série, Cantarolando, de canções regravadas, com a participação de vários artistas gaúchos. Em 2021 filmou seus próprios vídeos na web série, Latineando, clássicos da música latina em sua voz. Também faz parte da organização do 1º Peitaço da Composição Regional, movimento que incentiva mulheres a escreverem suas próprias músicas e reúne poetizas, compositoras, cantoras e instrumentistas Gaúchas, o primeiro festival feito e para mulheres do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2022, lançou seu primeiro álbum autoral, com letras e melodias suas e em parceria. O trabalho intitulado Florescida Raíz, marca um novo tempo em sua trajetória, voltado a composição e ao feminino regional. Atualmente trabalha com a divulgação de Florescida Raíz, mesclado o autoral, as músicas regionais gaúchas e latino americanas, através das plataformas de streaming, de shows e eventos e já inicia os preparativos para seu 2ºálbum. Tem uma forte atuação na composição, sendo já uma das mulheres em destaque no Regional gaúcho, fazendo suas próprias canções. Em 2023 participou do Reality Show no Galpão Crioulo da RBS TV, MUSICALMENTCHÊ, concorrendo ao lado de grandes nomes da música gaúcha, Elton Saldanha, Capitão Faustino, Régis Marques, Fernando Espíndola e sendo a única mulher. A cantora acredita que a música gaúcha pode desbravar novos horizontes sem deixar de ser regional.

Flávio Hanssen: Natural de Porto Alegre e com 42 anos de estrada, Flávio Hanssen é artista de renome no cenário nativista gaúcho, com destacada participação nos festivais. Sua carreira iniciou em 1983, à frente do Grupo Raiz Nativa, cantando nos bares da noite da capital, entre os quais o famoso “Pulperia”. Em maio de 1984, participou do seu primeiro festival (Tertúlia de Santa Maria) e, desde lá, são mais de 70 troféus como “melhor intérprete” conquistados, além de ter sido vencedor em vários eventos como Carijo da Canção de Palmeira das Missões, Seara de Carazinho, Coxilha de Cruz Alta, Canto Missioneiro de Santo Ângelo e Reponte de São Lourenço, entre outros. Seu mais recente disco “Com o Vento na Cara”, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música como melhor álbum e melhor intérprete na categoria regional.

 

Cássio Figueiró: Palmeirense formado em Música – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É músico, acordeonista, compositor, arranjador e produtor musical. Possui um Home Estúdio, onde realiza produções musicais. Iniciou sua carreira musical aos 11 anos e desde então atua no cenário musical regional do Estado, participando de festivais nativistas e shows e bailes gaúchos. Cássio atua ao lado de renomados artistas como Luiza Barbosa, Analise Severo, Jean Kirchoff, Juliana Spanevello e Joca Martins. Sua trajetória inclui participação em diversos festivais de música nativista do Rio Grande do Sul, entre eles o Carijo da Canção Gaúcha, em Palmeira das Missões; a Tertúlia Musical Nativista, em Santa Maria; o Canto de Luz, em Ijuí; a Coxilha Nativista, em Cruz Alta; a Seara da Canção Gaúcha, em Carazinho; o Canto Galponeiro, em Passo Fundo; a Convenção Nativista, em Júlio de Castilhos; o Canto do Charão, em Muitos Capões; o Cante uma Canção em Vacaria, em Vacaria; o Moinho da Canção Gaúcha, em Panambi; a Ronda de São Pedro, em São Borja; e o Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo. Ao longo de sua carreira, recebeu diversas premiações como instrumentista em festivais como o Carijo da Canção Gaúcha e o Canto dos Ervais, ambos em Palmeira das Missões; o Moinho da Canção Gaúcha, em Panambi; o Canto do Charão, em Muitos Capões; e o Canto de Luz, em Ijuí. Além disso, tem ampla atuação no meio musical, participando de festivais nativistas no Estado, realizando gravações de triagens para festivais, além de apresentações em shows e bailes gaúchos e regionais. Também integrou a comissão avaliadora de música do ENART no ano de 2016 e participou do Coro da UFSM junto à Orquestra Sinfônica de Santa Maria em 2014. Ainda no ENART, conquistou premiações na modalidade Gaita Piano nos anos de 2011 e 2013. Sua trajetória inclui, ainda, atuação em grupos musicais de invernadas na modalidade Danças Tradicionais, reforçando sua forte ligação com a cultura e a tradição gaúcha.

Oscar Daniel Morales Mello: Professor e Músico, possui mestrado em Educação, pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM é doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da UFRGS. Foi professor com atuação nos Cursos de Música do Centro de Artes e Letras, (CAL), da Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM). Na UFSM desempenhou as seguintes funções: Coordenador dos Cursos de Música do CAL/UFSM; Chefe do Departamento de Música. Pró Reitor Adjunto de Extensão 2009 – 2013. Em suas linhas de pesquisa está Cultura de Fronteiras, Educação Musical e Identidade cultural. Palestrou sobre esses temas em eventos acadêmicos no Brasil, e no exterior, Argentina, Paraguay e Uruguay. É criador e coordenador do Projeto de Extensão, “Oficina de Música Popular latino-americana”, com mais de 30 anos de atuação em escolas da rede de municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Na Argentina a “Oficina” participou de gravação de CD com músicos, professores e estudantes da Província de Chaco. Participou como professor convidado do “Acampamento da Música Popular”, de Resistencia, Provincia de Chaco, Argentina.  A “Oficina”, ao dizer de um dos acadêmicos integrantes da ação: “é uma ideologia do fazer e aprender música”. Esse trabalho com Educação Musical, têm se estendido, por iniciativa de ex-integrantes da Oficina, a outras instituições, como a Universidade Federal do Recôncavo Baiano, (UFRB). Como músico instrumentista, compositor, arranjador e jurado, têm trabalhado em inúmeros festivais de música nativista e popular no RS, SC e no exterior, Argentina e Uruguay. Como Califórnia da Canção de Uruguaiana, Musicanto Latinoamericano de Santa Rosa, Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria, Candeeiro de Restinga Seca, Coxilha de Cruz Alta e Gauderiada de Rosário do Sul. No Carijo de Palmeira das Missões, sua composição, “Trago Garoas e Milongas“, em parceria com Antonio Carlos Boeira, foi ganhadora da 7ª Edição. Suas composições foram editadas no CD “Entre Amigos”, com lançamento acontecido junto da Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Esse CD conta com a participação de músicos como: Luiz Carlos Borges, Analise Severo, Loma Pereira, Vinícius Brum, Márcio Corrêa, Sandro Cartier, João Quintana Vieira, Nenito Sarturi, Sólon Mendes, Raineri Spohr, Matheus Lameira, entre outros.

FONTE: Assessoria de Imprensa – 38º Carijo da Canção Gaúcha

WEINERT - 05/01/2024
FITZ TINTAS - 14/03/2025
28/02/2024
FENAMILHO - 11/04/2025
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 14/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
FITZ TINTAS - 14/03/2025
28/02/2024
FENAMILHO - 11/04/2025
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 14/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20
WEINERT - 05/01/2024
FITZ TINTAS - 14/03/2025
28/02/2024
FENAMILHO - 11/04/2025
A RADIOCIDADE
TRILEGAL - 14/04/2025
NORTHON MOTTA-02/07/20