Na manhã de hoje, a Polícia Civil, por meio da DRACO, deflagrou a Operação Jogo Limpo, com objetivo de combater a prática ilegal de promoção de rifas virtuais não autorizadas na cidade.
Estão sendo cumpridos 06 mandados de busca e apreensão que têm como alvo um empresário da cidade que promove tais ações por meio da rede social de sua empresa. A sede da empresa também é alvo de buscas.
As investigações inciadas em julho de 2024 demonstraram que o investigado passou a promover as rifas, chamadas “ações”, no início do referido ano, sem autorização da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda. Milhares de números são comercializados a valores módicos, sendo sorteados, em geral, veículos e valores em dinheiro. No entanto, por estarem à margem da lei, não há qualquer fiscalização sobre os sorteios, nem segurança sobre o dia em que serão realizados e sobre a efetiva entrega dos prêmios.
A prática possibilitou ao investigado movimentações milionárias em suas contas, valores ilícitos que eram misturados aos valores faturados pela empresa.
Além da busca e apreensão de veículos, foi determinado o bloqueio das contas bancárias do investigado e de sua empresa, além de imposta medida cautelar de se abster de promover rifas virtuais por meio de suas redes sociais, sob pena de bloqueio de seu perfil.
O Inquérito Policial instaurado investiga condutas correspondentes a delitos de jogos de azar, lavagem de dinheiro, crime contra a economia popular, e suspeita de estelionatos em sorteios.
PC