As políticas públicas precisam focar nas necessidades individuais das pessoas com Down, seja nas terapias de saúde ou nos atendimentos educacionais e de assistência social, aponta o debate coordenado pelo deputado estadual Eduardo Loureiro realizado nesta quarta-feira dia 26, dentro da programação da 9º Semana Estadual Sobre Síndrome de Down.
Para formatar uma sugestão de programa nesses moldes, a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência vai seguir ouvindo especialistas e mães atípicas, através de um grupo de trabalho criado durante a audiência pública. “Queremos compilar as sugestões para leva-las ao governo ou até mesmo subsidiar um projeto de lei”, destaca Loureiro, presidente da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa.
O debate contou com representantes da Associação dos Familiares e Amigos do Down de Porto Alegre (AFAD), Defensoria Pública, Federação das Apae’s, conselhos da pessoa com deficiência, Fundação de Acessibilidade e Inclusão do RS (Faders) e das secretarias estaduais da Saúde, Educação, Casa Civil e da Justiça e Direitos Humanos.