Seja Bem vindo!
Giana - 08/06/24
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
NORTHON MOTTA-02/07/20
trilegal-21/09/22
28/02/2024
Política

Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para viajar para posse de Trump nos Estados Unidos

Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para viajar para posse de Trump nos Estados Unidos
16/01/2025 às 20:01

Jair Bolsonaro não poderá viajar para posse de Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (20). 

Ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de restituição do passaporte do ex-presidente, investigado pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.

Moraes ressaltou que há possibilidade de "tentativa de evasão" de Bolsonaro "para se furtar à aplicação da lei penal". O ministro destacou inclusive que Bolsonaro vem defendendo a fuga do pais e o asilo no Exterior para os diversos condenados pelos atos golpistas.

"Não há dúvidas, portanto, que, desde a decisão unânime da Primeira Turma, não houve qualquer alteração fática que justifique a revogação da medida cautelar, pois o cenário que fundamentou a imposição de proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes, continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro, para se furtar à aplicação da lei penal", escreveu Moraes.

O passaporte de Bolsonaro foi apreendido pela Polícia Federal em fevereiro de 2024. Ele é um dos investigados no inquérito que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente tentaram impedir a posse de Lula.

decisão segue o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que não viu "interesse público" que justificasse a flexibilização da restrição imposta ao ex-chefe do Executivo, indiciado por crime de golpe de Estado. O chefe do Ministério Público Federal Paulo Gonet destacou como a viagem pretendia "satisfazer interesse privado" de Bolsonaro, o que não é "imprescindível".

"Não há, na exposição do pedido, evidência de que a jornada ao Exterior acudiria a algum interesse vital do requerente, capaz de sobrelevar o interesse público que se opõe à saída do requerente do país", frisou Gonet ao se manifestar contra a viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos.

Por estar sendo investigado, Bolsonaro não pode deixar o Brasil. Esta é a quarta vez que o STF nega a devolução do documento ao ex-presidente.

Defesa contesta a decisão

Bolsonaro alega que recebeu um convite oficial da equipe de Donald Trump para comparecer à cerimônia de posse. A defesa do ex-presidente apresentou ao STF um e-mail enviado pelo correio eletrônico oficial e meio de comunicação formal utilizado pela aludida equipe cerimonial.

"Sendo a sua autenticidade confirmada pela correspondência do domínio 't47inaugural.com' existente no referido e-mail e no website", dizem os representantes de Bolsonaro.

Em outra ocasião em que negou a restituição do passaporte a Bolsonaro, Moares orientou que a defesa apresentasse um convite oficial de Trump. 

Bolsonaro indiciado

Em 26 de novembro do último ano, a Polícia Federal indiciou 37 pessoas por crimes relacionados ao atos de 8 de Janeiro.

Entre eles estão Jair Bolsonaro, o ex-ministro da Defesa e da Casa CiviL Walter Braga Netto, o ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Os crimes atribuídos a eles envolvem a tentativa de golpe de Estadoabolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminos.

 

g1

NORTHON MOTTA-02/07/20
TRILEGAL - 13/01/2025
A RADIOCIDADE
WEINERT - 05/01/2024
28/02/2024