Com a inauguração do Centro de Atendimento em Saúde dos Autistas (CAS), nesta sexta-feira em Santo Ângelo, o município se consolida como referência regional nesta área, depois de já contar com o Centro de Referência para diagnóstico do autismo desde 2022. Ambas as unidades atendem 24 cidades da região e integram o Programa Estadual TEAcolhe, implantado pelo governo gaúcho a partir da Lei Pró-Autismo, de autoria do deputado estadual Eduardo Loureiro.
O parlamentar participou da inauguração, juntamente com o prefeito Jacques Barbosa e destacou a qualificação técnica e estrutural da unidade de saúde para prestar atendimento equipe multidisciplinar nas áreas de neuropediatria, pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. “É muito satisfatório ver que uma lei, construída com muito critério técnico e diálogo junto ao movimento autista gaúcho, sendo efetivada cada vez mais no cotidiano das famílias que precisam desse atendimento especializado”, destacou Loureiro.
O investimento da Prefeitura de Santo Ângelo no CAS foi de R$ 298.425,47. O Estado repassa R$ 80 mil mensais para o funcionamento. O CAS TEAcolhe está localizado na Avenida Venâncio Aires, 2110, centro. O atendimento é voltado para todas as faixas etárias via Sistema Único de Saúde (SUS).
Fotos Fernando Gomes