Recentemente, (19/11), o governador estadual em exercício, Gabriel Souza, divulgou, o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS), relativo ao ano de 2023.
O IMERS avalia o desempenho dos estudantes da rede municipal de ensino nas provas do SAERS.
O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes.
A partir deste ano, o IMERS passou a ser levado em conta na distribuição do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) destinados aos 497 municípios gaúchos, através da Participação no Rateio da Cota-parte da Educação (PRE).
A educação municipal de Santo Ângelo, foi chancelada com mais uma conquista, a melhora no ranking do Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS).
Santo Ângelo, obteve melhor resultado no ranking do IMERS, com o resultado positivo da progressão no desempenho, a classificação final do município no ranking, eleva a qualidade educação da rede municipal, quesitos avaliados por meio das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (SAERS).
Dessa forma, de 435º, com nota 48,29, o município sobe para a posição de 197º no ranking, para média de 66,65.
Portanto, a alteração do município de Santo Ângelo ranking do IMERS, alia-se a recente conquista da nota 6,7 do IDEB nos anos iniciais e 5,6 nos anos finais, representando marco referencial para qualificar e orientar a educação municipal.
Conforme o secretário de educação, Valdemir Roepke (Nanaco), “essas conquistas são motivos de orgulho para a administração municipal, a equipe da secretaria municipal de educação, e acabam sendo vetores decisivos para aprimorar as políticas públicas educacionais, implementar investimentos visando melhorar os indicadores da qualidade educacional oferecida aos nossos educandos." Destaca o secretário de educação.
RANKING DO IMERS - ÍNDICE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL - MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA DA 14ª CRE
SALVADOR DAS MISSÕES - 13º
SÃO PEDRO DO BUTIÁ - 91º
SÃO MIGUEL DAS MISSÕES - 97º
UBIRETAMA - 146º
SANTO ÂNGELO - 197º
VITÓRIA DAS MISSÕES - 205º
EUGÊNIO DE CASTRO - 294º
SETE DE SETEMBRO - 320º
CERRO LARGO - 352º
GUARANI DAS MISSÕES - 382º
ENTRE-IJUÍS - 488º
“Quiçá o FUTURO traga mais CONQUISTAS em prol da EDUCAÇÃO”.