O CTG Ronda Charrua, da cidade de Farroupilha, conquistou, neste domingo (17), o título de grande campeão na categoria de Danças Tradicionais – Força A do Enart 2024. A decisão ocorreu após três dias de apresentações, realizadas desde sexta-feira (15), no Parque Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
O patrão da entidade, Valdecir Zamboni, declarou, emocionando, o que qualificou como uma "conquista histórica":
— É uma emoção muito grande, sem dúvida. Enfrentamos muitas dificuldades, é verdade. Mas a união fez a diferença. Todos colaboraram, realizamos inúmeros eventos para arrecadação de recursos, e ninguém poupou esforços para tornar isso possível. O resultado que estamos vendo hoje é fruto do trabalho e da dedicação de cada integrante da nossa equipe — vibrou.
A temática vencedora remeteu à história da família Fialho e Silva, que, "entre surpresas e arrependimentos, celebrou o amor, a união e o perdão, ensinando que o maior legado são as memórias de quem amamos", descreveram os vencedores, para a organização do evento.
A categoria Força B teve como vencedor o DTG Noel Guarani, de Santa Maria. Pertencente à 13ª Região Tradicionalista, a entidade conquistou o título ao apresentar uma temática que exaltou a essência das famílias como o alicerce das entidades tradicionalistas.
O Enart 2024 reuniu 4,5 mil competidores. O evento, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com a participação de integrantes de 30 Regiões Tradicionalistas do Rio Grande do Sul.
Na solenidade de encerramento, também ocorreu o anúncio dos vencedores da Dança Gaúcha de Salão. Luís Felipe Pereira Arruda e Jéssica Maria Bresolin, do CTG Lalau Miranda 7ª RT, sagraram-se vencedores:
Na modalidade de chula, o vencedor foi Leonardo Moisés Silvano, do CTG Rancho da Saudade (1ª RT):
g1rszh