A Black Friday nasceu nos Estados Unidos, mas há muito já se tornou uma das principais datas de venda do comércio no Brasil. Originalmente, a Black ocorre no final de novembro nos EUA, mas, por aqui, as empresas adotam o mês todo como propulsor de liquidações para queimar estoques e gerar caixa.
É por isso que você, empreendedor, não pode ficar de fora desta data que já é esperada pelos consumidores e uma oportunidade para vender aqueles produtos que têm menos saída.
Para ajudar os empreendedores, a Imembuí Microfinanças - OSCIP de Microcrédito sem finas lucrativos que oferece 8 linhas de microcrédito e já beneficiou mais de 300 empreendedores em Santo Ângelo - preparou algumas dicas
- Planeje-se antes
- Se você já vendeu no ano anterior, analise o que foi mais vendido, o que não vendeu. E tome a decisão com organização para acertar naquilo que irá colocar em promoção
- Escolha o que colocar em promoção
- O ideal é optar por produtos/serviços que você não está conseguindo vender. É o momento certo para você analisar aquilo que tem menos resultado.
- Atraia o consumidor com grandes descontos
- Tenha um ou dois produtos/serviços iscas, os supercobiçados. Eles servem de iscas para o consumidor entrar na sua loja/site e comprar mais coisas que sejam com descontos menores.
- O produto em promoção é um chamarisco para a pessoa entrar na loja e eventualmente já olhar outros produtos. Mire em ideias de presentes de Natal.
- Precifique corretamente
- Para colocar o preço correto, você precisa pegar o preço da nota fiscal e trabalhar sobre esse valor. Por exemplo: se um determinado produto que você pagou R$ 10 e iria vender por R$ 50, na Black Friday você pode diminuir para R$ 30. Ou seja, você ainda tem um lucro em cima do preço que você pagou pela mercadoria
- Mas não esqueça de considerar no preço todos os custos.
- Fique de olho na concorrência! Conheça os diferenciais, a qualidade do produto e a faixa média de preços que estão sendo oferecidos. Isso também irá ajudá-lo na hora de precificar seus produtos
- Tenha tudo na ponta do lápis! Monitore as vendas da Black Friday para saber o que funcionou e o que pode ser melhorado para o próximo ano
- Divulgue
- Utilize estratégias de divulgação multicanal. Ou seja.: quanto mais você divulgar seus produtos, mais fácil será a venda.
- Se tiver condições, invista em mídia tradicional (TV, rádio, etc) e mídia digital (tráfego pago). Se não, use o Whats como ferramenta para avisar seus clientes.
- Divulgue a sua Black nas redes sociais. Faça conteúdos atrativos. Coloque os produtos que irá vender e os descontos
- Dê um desconto maior ou um brinde para cada cliente que indicar a sua loja. Aumente a rede de contatos.
- Use faixas, banners, decorações de vitrine para que o consumidor veja a sua promoção. Seja claro no valor do produto e no valor com desconto.
- Meça os seus resultados
- Anote tudo o que vendeu: quantidade e tipos de produtos. Compare com anos anteriores ou promoções anteriores
- Fidelize seu cliente
- Capte os dados de todos os clientes que compraram com você, os novos e os antigos.
- Faça um cartão de agradecimento e envie pelo whats. Mantenha o relacionamento com seus clientes
- Esteja disponível para resolver qualquer problema que o cliente possa vir a ter. Mantenha-se disponível para responder e-mail, whats, telefone. Crie laços e fidelize seus clientes pelo bom atendimento
- No futuro, envie novas promoções e novidades. Comece a ter a sua comunidade
- E, por último, peça para os seus clientes postarem os seus produtos e marcar a rede social do seu negócio. Produza prova social