Um perfil das redes sociais foi suspenso por divulgação de postagens ofensivas relacionadas às eleições em Três Passos, em uma decisão inédita da justiça no município.
O perfil do Facebook e Instagram denominado “Fábrica de Memes” foi liminarmente retirado do ar por decisão judicial, após disseminar postagens de caráter ofensivo contra os candidatos Nader e Jorginho, da Coligação Juntos Por Três Passos (PDT/PSDB/PT).
De acordo com a decisão da juíza da 86ª Zona Eleitoral, Sucilene Engler Audino, “a análise dos documentos juntados à inicial permitem depreender, em juízo provisório, o caráter ofensivo das postagens realizadas à imagem dos candidatos do representante a prefeito e vice-prefeito: “Nader Ali Umar e Jorge Leandro Dickel” e o seu expressivo alcance, a intenção de interferência no pleito eleitoral e o perigo de dano à campanha dos candidatos do representante, ultrapassando o direito dos representados à liberdade de expressão ou a crítica ácida, caracterizando ilícito eleitoral por violação ao art. 22, X, da Resolução TSE 23.610/2019.”
A Coligação Um Novo Tempo (PL/MDB/PP), do candidato a prefeito Arlei Luis Tomazzoni, e do vice Rodrigo Alencar Bohn Glinke foi citada para apresentar defesa, pois o perfil Fábrica de Memes é seguido pelos candidatos e, além disso, apresenta em suas postagens nítido apoio à candidatura de Arlei e Rodrigo.
Neste domingo, 15, a empresa Meta, conglomerado proprietário do Facebook e do Instagram, informou nos autos do processo a remoção dos perfis da Fábrica de Memes em ambas as redes sociais.
Processo nº 0600392-90.2024.6.21.0086
Fonte: Observador Regional