Pensou que a onda de frio de dias atrás era a última? Não. Tal como a MetSul já tinha antecipado, agosto terá ainda mais uma incursão de polar e que se dará no final desta semana com nova queda acentuada da temperatura em diversos estados que terão uma semana muito quente sob uma onda de calor.
METSUL Os mapas acima mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude), o que indica o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 de agosto a 26 de agosto.
Uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado. O ar frio, então, vai se mover para Norte na sequência rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente.
Antes da chegada do ar frio no final da semana, entretanto, são esperados vários dias de calor excessivo no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil com máximas de 40ºC a 43ºC entre o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul. O ar quente trará calor nesta semana ainda no Sul do Brasil, da Metade Norte gaúcha ao Paraná. Será uma incursão de ar frio de trajetória continental, portanto pelo interior da América do Sul, o que fará com que a queda da temperatura alcance áreas do Norte argentino, Paraguai e os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O ar frio vai estar associado a um centro de alta pressão que os modelos projetam com 1035 hPa ao redor do dia 25 entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Trata-se de um valor de pressão atmosférico elevado, indicando uma massa de ar frio de maior intensidade. Este centro de alta pressão vai avançar depois para o Atlântico Sul, onde deve ganhar ainda mais força com dados indicando que pode superar 1045 hPa, o que é uma marca de pressão excepcionalmente alta para o Atlântico Sul.
TEMPERATURA CAIRÁ ABAIXO DE ZERO NO SUL DO BRASIL
A nova incursão de ar frio não trará temperatura tão baixa no Centro-Oeste e no Sudeste como no evento de frio da metade deste mês, embora se preveja um resfriamento significativo.
No Sul, o impacto do ar frio será parecido com o do último evento, mas com mínimas pouco mais altas que na incursão de ar polar dos dias 9 a 11 últimos. No Rio Grande do Sul, o ar frio começa a ingressar na quinta e toma conta do estado na sexta. A tarde de sexta já será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do próximo fim de semana e o começo da semana que vem, em particular do domingo (25) e a segunda (26).
Dados indicam neste momento que grande número de cidades do Sul do Brasil poderá ter marcas perto ou abaixo de 0ºC no próximo fim de semana e início da semana que vem.
Nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, como no Planalto Sul Catarinense e Aparados da Serra, os modelos projetam hoje mínimas de 3ºC a 5ºC abaixo de zero. Porto Alegre, depois de uma quarta de calor, tem queda de temperatura por frente fria e chuva na quinta e o ar polar começa a atuar mais na sexta com uma tarde frio.
Nas madrugadas de menor temperatura, no próximo fim de semana e na outra segunda, a capital gaúcha pode registrar 6ºC ou 7ºC, mas com marcas abaixo de 5ºC no Sul da cidade. Na cidade de São Paulo, onde grande parte da semana se espera muito calor, frente fria traz chuva e um tombo da temperatura no próximo fim de semana. A tarde do domingo que vem pode ser muito fria e o começo da outra semana pode ter mínimas abaixo de 10ºC na capital paulista.
FRIO TRARÁ GEADA EM MUITAS CIDADES
A nova incursão de ar polar e com a atmosfera mais seca vai trazer geada em um grande número de cidades do Sul do Brasil e que talvez possa se estender a localidades mais ao Sul do Mato Grosso do Sul e de parte do interior de São Paulo, sobretudo mais ao Sul do território paulista. Os mapas abaixo mostram a probabilidade de formação de geada ao amanhecer para os dias 24 a 27 de agosto, de acordo com dados do modelo canadense, em que se observa como a segunda (26) deve ser o dia com chance de geada mais ampla.
A geada será forte a muito forte em algumas cidades, em especial de maior altitude, e poderá se formar ainda em pontos da área metropolitana de Porto Alegre em que as marcas nos termômetros caírem abaixo de 5ºC no começo da semana que vem.
Fonte: MetSul Meteorologia