Dois aviões comerciais com passageiros precisaram realizar pousos de emergência em aeroportos de São Paulo em menos de 12 horas. Na noite de sexta-feira (16), um Boeing 777 da American Airlines, que decolou de Guarulhos com destino a Miami, retornou ao aeroporto brasileiro após uma indicação de falha no trem de pouso. O pouso ocorreu com segurança, e a aeronave foi inspecionada por equipes de emergência.
Na manhã deste sábado (17), um Embraer 195 da Azul, em voo de Curitiba para Campinas, declarou emergência durante a aproximação ao Aeroporto de Viracopos. O avião arremeteu antes de pousar em segurança. Segundo a Azul, o comandante solicitou prioridade de pouso, e os passageiros desembarcaram normalmente.
Em nota, a Azul informou que o procedimento foi realizado sem intercorrências. A companhia destacou que todos os passageiros desembarcaram normalmente.
Na última quinta-feira (15), um avião da Voepass realizou um pouso de emergência em Uberlândia, enquanto na segunda-feira (12) aeronaves da Latam precisaram de manobras similares em Florianópolis e Campinas devido a falhas técnicas.
Esses eventos ocorrem após a tragédia ocorrida na sexta-feira(9), quando um avião da Voepass caiu em Vinhedo (SP), causando a morte de 62 pessoas.