Um homem de 54 anos e uma mulher, 45, foram parar no hospital após consumirem uma raiz que colheram na rua em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O casal acreditava que o alimento era semelhante a inhame, mas passou mal logo após ter ingerido o vegetal.
A situação aconteceu na tarde de segunda-feira (1º), quando uma pessoa ligou para o 193 e contou que os familiares, estavam com dormência na boca, dificuldade para respirar e secreção nas vias áreas.
Segundo o biólogo William Gebien, pelo relato do casal de Gaspar é possível que os dois tenham consumido outra espécie da família Araceae, à qual pertence o inhame.
“A orientação é sempre procurar atendimento médico imediatamente, não tentar nenhum remédio caseiro, nem água ou leite. Tentar levar a planta junto também, para que identifiquem o vegetal que ele ingeriu e quais são as possíveis toxinas para facilitar no tratamento”, disse Gebien.
O casal foi levado ao Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro para avaliação. Não foi informado qual alimento os dois consumiram. O g1 não conseguiu contato com a unidade de saúde para atualizar o estado de saúde de ambos.
Fonte: G1