A Corsan realizou, na manhã desta sexta-feira, 14, um mutirão para identificar as famílias que podem ser beneficiadas com a tarifa social de água. A busca foi feita em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Ângelo.
Durante toda a manhã, uma equipe da Companhia atendeu pessoas, tirou dúvidas e repassou informações importantes para que possam solicitar o benefício. Após a triagem, elas foram orientadas a levar a documentação até a unidade da Corsan para encaminhar o pedido de inclusão na tarifa social e agendar a vistoria.
Atualmente, em Santo Ângelo, 1.360 imóveis possuem o benefício. A iniciativa teve o objetivo de divulgar os critérios para ter direito a ele e fazer um levantamento das pessoas em situação de vulnerabilidade e que podem que aderir ao programa. “O nosso compromisso é promover saúde, bem-estar e qualidade de vida às famílias. A partir desse primeiro contato, vamos realizar uma força-tarefa, e certamente muitas pessoas serão beneficiadas”, afirmou o gestor de relações institucionais da Corsan na Região das Missões, José Roberto Ceolin Epstein.
Como funciona o benefício
A tarifa social de água é um benefício previsto na legislação federal e estadual, disponível a famílias que se enquadram no Cadastro Único do governo federal. No Rio Grande do Sul, quem tem direito e adere ao programa tem 60% de desconto no serviço básico de água e esgoto e de 60% no valor de mil litros de água consumidos nos primeiros 10 mil litros gastos.
Com isso, o valor mensal do serviço básico fica em R$ 14,77, e o custo do metro cúbico (mil litros) de água cai para R$ 3,12 de acordo com a estrutura tarifária vigente. Para ter direito à tarifa social, a residência deve possuir no máximo 60 metros quadrados e ter até seis pontos de distribuição de água.
O encaminhamento pode ser feito diretamente na Unidade de Saneamento de Santo Ângelo, na Rua Antunes Ribas, 1850, no Centro, ou por meio dos canais de relacionamento da Corsan com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual) ou videochamada – acessada pelo site em “Mais serviços” e depois em “Videochamada” (Solicitar agendamento).
Fonte: Divulgação/Corsan